QUANDO O IDOSO PRECISA DE UMA RESIDÊNCIA GERIÁTRICA (CASA DE REPOUSO)?

Transferir seu idoso para uma residência geriátrica é uma decisão difícil e muitas vezes dolorosa para o cuidador e para a família. Culpa, promessas feitas e sentimentos de obrigação tornam tudo ainda mais difícil. Com tantas emoções envolvidas, pode ser difícil saber quando uma mudança é realmente necessária.

Mas manter promessas e ficar preso a sentimentos de obrigação nem sempre são uma atitude realista, além do fato de cuidar de alguém em casa tornar-se inseguro ou mesmo impossível de sustentar.

Para ajudar nesta difícil decisão, compartilhamos 5 maneiras de ajudar a identificar quando é necessário transferir seu idoso para uma residência geriátrica.

Continue reading

O QUE PERGUNTAR AO ESCOLHER UMA RESIDÊNCIA GERIÁTRICA?

residência geriátrica

45 perguntas que podem ajudar a fazer a escolha da residência geriátrica mais adequada

O aumento da população idosa tem, por consequência, resultado em significativo crescimento da demanda pela utilização de serviços de Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI’s (residência geriátrica, casa de repouso). Uma ILPI é uma casa especializada, com a dupla função de oferecer assistência gerontológica e geriátrica. Os idosos residentes nestas instituições, devem ainda receber o aconchego de um ambiente doméstico, no qual devem ser preservadas sua intimidade e sua identidade, além de respeito aos princípios da universalização, equidade e integralidade. As ILPI’s têm seu funcionamento regulado pela RDC n. 283/05 (clique aqui para acessar a RDC) .

Continue reading

Conheça o poder nutricional das frutas na alimentação do dia a dia.

Comer frutas traz muitos benefícios para saúde.

Pessoas que consomem mais frutas e legumes, em geral, tendem a ter um risco menor de contrair algumas doenças crônicas.

A maioria das frutas:

  1. São, por natureza, pobres em gordura, sódio e calorias.
  2. Não tem colesterol.
  3. São fontes de muitos nutrientes essenciais que são pouco consumidos, incluindo potássio, fibras dietéticas, vitamina C, e ácido fólico.
  4. São ricas em potássio e podem ajudar a manter a pressão arterial saudável. Fontes frutíferas de potássio incluem bananas, ameixas, pêssegos, damascos, melãolaranja.
  5. Têm fibra dietética, que como parte de uma dieta saudável em geral, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e pode reduzir o risco de doença cardíaca. A fibra é também importante para o bom funcionamento dos intestinos. Ajuda a reduzir a constipação e diverticulose. Alimentos contendo fibras, como frutas ajudam a proporcionar uma sensação de saciedade com menos calorias.

Continue reading