COMO LIDAR COM O ENVELHECIMENTO DOS PAIS

Quando os pais envelhecem

O tempo passa muito rápido. E então, chega aquele momento em que percebemos que nossos pais envelheceram e se tornaram filhos adultos. Limitações físicas aparecem. Conversas sobre o fim de vida podem surgir com mais frequência, causando sentimentos de pesar ou desconforto.

Aprender a lidar com pais envelhecendo não é um assunto atrativo, mas é importante. Aceitar o fato de que seres humanos envelhecem e se tornam frágeis não é fácil, especialmente quando esses seres humanos são nossos pais.

Continue reading

5 DIFERENÇAS ENTRE ESQUECIMENTO NORMAL E ALZHEIMER

Alzheimer ou mero esquecimento normal?

Você já entrou no quarto para pegar alguma coisa e esqueceu o que foi pegar? Muitas pessoas têm receio de que isso possa ser um sinal da doença de Alzheimer . Na maioria dos casos, esses episódios de esquecimento refletem perda de memória normal relacionada à idade ou decorrente de problemas de sono ou estresse. Mas quando, você não consegue se lembrar do que foi buscar no quarto e mesmo de ter entrado no quarto, então o início do Alzheimer pode ser uma possibilidade real.

Continue reading

RELENDO ALZHEIMER: 10 SINAIS DE ALERTA

Simples esquecimento ou Alzheimer?

No começo são os pequenos esquecimentos, normalmente aceitos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que vão se agravando gradualmente. As pessoas com Demência de Alzheimer tornam-se confusas, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmas quando colocadas frente a um espelho.

À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação fica difícil e passam a necessitar de cuidados e supervisão permanente, até mesmo para as atividades elementares do quotidiano como alimentação, higiene, vestuário, etc..

Continue reading

AOS VELHOS

Dia Nacional do Aposentado

OS VELHOS

(Texto de Rubem Alves do livro: “As Cores do Crepúsculo – A estética do envelhecer”)

O tempo se mede com batidas. Pode ser medido com as batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração. Os gregos, mais sensíveis do que nós, tinham duas palavras diferentes para indicar esses dois tempos.

Continue reading

Coisas que uma pessoa com demência gostaria de dizer.

Trabalho com demência há vários anos e vejo que cuidadores e familiares raramente se dão conta de que um portador de demência, na maior parte do tempo, vive um mundo particular e falam de coisas, fatos, sensações, desejos e sentimentos, que para nós são distantes ou irreais. Nossa primeira reação é, normalmente, repreender o paciente, tentar explicar-lhe as  verdades do mundo real e se exasperar com a dificuldade de fazê-lo entender que está fora da realidade atual.

Continue reading