Próstata aumentada: hábitos que podem ajudar

Próstata aumentada

Como lidar com os sintomas

Os sintomas da próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna, ou BPH, para abreviar) são geralmente leves no início, mas geralmente se tornam mais incômodos com o tempo. Portanto, é muito importante ficar atento e consultar o médico.

Em primeiro lugar, se os sintomas estiverem piorando, você deve consultar seu médico que pode receitar medicamentos. Se você começar a ter complicações, como retenção urinária, então, pode ser o momento de fazer um procedimento cirúrgico.

Consulte o médico regularmente

Faça consultas de acompanhamento a cada seis a doze meses, e seu médico urologista indicará cuidados primários, medirá seus sintomas e realizará um exame físico (incluindo um exame retal digital). Assim também, ele pode fazer uma varredura da bexiga depois que você usar o banheiro para urinar, para ter certeza de que a bexiga está esvaziando como deveria. Este teste mede o que é chamado de “residual pós-vazio”.

Seu médico também pode solicitar exames de sangue e urina. Os exames de sangue podem incluir nível de ureia nitrogenada no sangue(BUN) e creatinina para verificar a função renal e um antígeno específico da próstata (PSA). Ele também pode pedir uma amostra de urina para ter certeza de que não há inflamação ou infecção da próstata.

Mudanças de hábitos que podem ajudar

Nas consultas médicas, você será orientado a fazer mudanças simples no comportamento que podem ajudar a aliviar os sintomas urinários, independentemente de você escolher o tratamento ou não. Seu urologista provavelmente recomendará mudanças que você pode fazer para reduzir os sintomas, incluindo:

  • Evitar beber líquidos à noite.
  • Evitar beber muito líquido antes de sair de casa ou fazer uma viagem.
  • Urinar assim que sentir vontade.
  • Ir ao banheiro em horários determinados, mesmo que não sinta necessidade de ir.
  • Quando for ao banheiro, reservar um tempo para esvaziar completamente a bexiga. Isso reduzirá a necessidade de idas subsequentes ao banheiro.

Alguns medicamentos, como anti-histamínicos e descongestionantes, podem afetar a micção. Deste modo, sempre com orientação médica, você pode reduzir os efeitos mudando as dosagens, mudando quando você os toma ou mudando para medicamentos que causem menos problemas urinários.


CONFIRA publicação original de Harvard Medical School. Disponível em:  https://bit.ly/3hbLioq


Traduzido por:Equipe 3i+

POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas idosas, em geral, e especificamente àquelas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *