9 PASSOS PARA LIDAR COM EMOÇÕES NEGATIVAS DE IDOSOS

idoso

9 dicas que podem ajudar a lidar com emoções negativas de idosos

À medida que pessoas atingem idades mais avançadas ficam mais vulneráveis a contrariedades, muitas vezes pequenas, e têm muita dificuldade de administrar suas emoções de raiva e medo. Estes sentimentos demoram a se dissipar e acabam por se transformar em reações e atitudes até mesmo irracionais.

Filhos ou pessoas que cuidam de idosos tendem a se estressar nestas circunstâncias que podem levá-los a um descontrole emocional.  Cuidar de pessoas, pais ou avós idosos. exige muita paciência e entendimento. Em verdade, eles precisam de muita ajuda e um  esforço extra para manter o controle emocional. Então é preciso tentar compreender porque idosos, embora tenham sabedoria, muitas vezes, podem se mostrar intolerantes e teimosos irredutíveis.

1º. passo.

Fique calmo. Enfrentar um idoso em estado emocional alterado, como se fosse um adulto comum, vai exacerbar a discussão e tornar as coisas piores. É preciso procurar saber:

  • se ele não está confuso com alguma situação;
  • se algo lhe transmitiu alguma insegurança;
  • ou, está apenas querendo receber atenção.

Uma pessoa quando envelhece normalmente sente-se isolada, excluída. Esta sensação de isolamento, de exclusão, cria uma atmosfera propícia para uma discussão. Você tem que manter-se calmo e procurar transmitir calma. Esta sensação de exclusão, faz o idoso achar que não está sendo ouvido e então, querer sua atenção.

Pode ser que você tenha respondido de modo áspero, ou mesmo deixado de lhe dar ouvidos. Situações como essa, aparentemente irrisórias, podem muitas vezes levar o idoso a fazer verdadeiro drama apenas para transmitir o sentimento de solidão. E quando isto acontecer, não se altere, fique calmo.

2º. passo.

Sorria quando falar com ele. Sorrir e falar mantendo olho no olho, mostrará a ele que está sendo ouvido, sim. Assim, mesmo que num primeiro momento seja um sorriso pouco espontâneo, vai satisfazer a necessidade de atenção e criar um clima de distensão.

3º. passo.

Faça perguntas e mostre interesse. Converse com ele sobre seu passado. De modo geral, idosos adoram poder falar de seu passado, das experiências vividas. Mostre interesse, mas cuidado para não deixá-lo entrar por histórias negativas, pois isto pode levar a novas tensões. Pergunte-lhe como era na escola, como eram seus vizinhos antigos, quem eram seus melhores amigos, que hobbies tinha quando jovem etc.

4º. passo.

Ajude-o nos afazeres. Ele vai agradecer pela ajuda, e sentir seu trabalho valorizado. Além disso, algumas vezes, ajudando-o a fazer algum trabalho você pode aproveitar para lhe dar novas habilidades ou atribuir algum prêmio pelo trabalho executado. Por exemplo, ajudando-o a cuidar do jardim, atribuindo a ele a responsabilidade de plantar vegetais e flores, vai fazer felizes a ambos. Você poderá obter resultados surpreendentemente bons e ele terá um jardim para ocupar sua mente.

5º. passo.

Leve-o a lugares diferentes fora de casa. É realmente muito difícil para qualquer pessoa, e mais ainda para um idoso, ficar solitário em casa por muitas horas. Longos períodos de inatividade são condições propícias para a depressão, síndrome comum nessa idade. Assim, leve-o para fora de casa, para um passeio no parque ou apenas caminhe em torno da quadra. Isto muda o foco e ajuda a clarear a mente  de ambos.

6º. passo.

Dê um abraço. Abraços são um dos melhores remédios. Seres humanos foram feitos para tocar e serem tocados. Pessoas idosas emocionalmente negativas, provavelmente, são aquelas que normalmente tiveram pouca oportunidade de serem tocadas. Assim, se ele está com raiva ou triste, sente-se ao lado dele ou surpreenda-o com um abraço apertado.  Você verá expressões que nuca viu antes. Mesmo que resista – insista – ele vai ceder e dar um retorno positivo.

7º. passo

Faça-o rir. O riso é a chave para fazê-lo ver a vida de um ângulo agradável. Faça-o rir ou ponha uma comédia para ver na TV. O riso é um grande remédio para a mente e para o coração. Quando alguém ri, o ambiente se transforma, fica mais iluminado e todas as coisas ficam menos árduas.

8º. passo

Dê-lhe um tempo. Se tudo isso falhar, fique algum tempo longe dele. Se demonstrar sentimentos de raiva reprimida em relação a você, ou se sistematicamente, culpa você de alguma coisa, melhor é dar um tempo, ficar algum tempo longe dele. Fique uns dias longe deles. O tempo vai ajudá-lo a direcionar tais sentimentos a outros focos.

9º. passo

Procure se relaxar. E você também deve procurar um relaxamento, prevenir-se de um estresse e de estados de ansiedade, que acabam por comprometer a saúde física e mental de quem tem a responsabilidade de cuidar de idosos.


Publicação: Equipe 3i+

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *