Coisas que uma pessoa com demência gostaria de dizer.

Trabalho com demência há vários anos e vejo que cuidadores e familiares raramente se dão conta de que um portador de demência, na maior parte do tempo, vive um mundo particular e falam de coisas, fatos, sensações, desejos e sentimentos, que para nós são distantes ou irreais. Nossa primeira reação é, normalmente, repreender o paciente, tentar explicar-lhe as  verdades do mundo real e se exasperar com a dificuldade de fazê-lo entender que está fora da realidade atual.

Continue reading

Terapia da Reminiscência

Como as lembranças podem alegrar um paciente de Alzheimer

Fato marcante na doença de Alzheimer é que a perda de memória acontece na ordem reversa, isto é, a memória recente se perde mais do que a memória antiga. A doença de Alzheimer começa no hipotálamo, região do cérebro responsável por colocar experiências na memória. Quando o hipotálamo é danificado, experiências recentes não têm oportunidade de serem gravadas na memória. Assim, à medida que a doença avança, as lembranças de fatos mais antigos vão ficando disponíveis e, progressivamente, aquelas de fatos mais recentes vão se perdendo. Tal fenômeno é responsável por muitos dos comportamentos e sintomas comumente associados à doença e, seus  efeitos precisam ser levados em consideração na hora da comunicação com o paciente e da escolha de suas atividades .

Continue reading

ALZHEIMER: A música como recurso terapêutico

música

Conheça os benefícios e confira as dicas para utilização da música em Alzheimer.


Para as pessoas com ALZHEIMER, a música e as canções tem um significado especial. À medida que a memória a longo prazo é ativada, é restaurado o sentido de identidade; proporciona relaxamento, retorno às boas lembranças e sentimentos de calma e segurança. A música reorienta a pessoa e distrai-a do stress da vida. Pode também ajudar a pessoa a se recuperar de uma depressão.

Continue reading

ALZHEIMER: SUAVIZANDO A TRANSIÇÃO NO DIA DA MUDANÇA DE CASA

Mudança

Como tornar mais suave o dia da mudança de casa para uma pessoa com Alzheimer.

Mudar uma pessoa querida com Alzheimer para uma nova casa ou residência geriátrica é uma tarefa complexa e assustadora, por envolver sentimentos difíceis. Organizar-se com antecedência é recomendável. Veja algumas dicas para planejar esse dia.

Continue reading