A MÚSICA PODE AJUDAR ALGUÉM COM DOENÇA DE ALZHEIMER?

Estratégias para utilizar a música como recurso terapêutico.

Veja o que diz artigo da MAYO CLINIC (EUA).

A doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo que faz com que as células cerebrais se esgotem e morram. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência , que é um termo usado para descrever um grupo de sintomas que afetam a memória, o pensamento e as habilidades sociais de forma suficientemente severa para interferir nas funções diárias.

A perda de memória é o principal sintoma da doença de Alzheimer. Um sinal precoce da doença é a dificuldade em lembrar eventos ou conversas recentes. À medida que a doença progride, o comprometimento da memória persiste e piora, afetando a capacidade de funcionar no trabalho ou em casa.

As memórias musicais muitas vezes são preservadas na doença de Alzheimer, porque as principais áreas do cérebro ligadas à memória musical ficam relativamente intactas pela doença. A pesquisa sugere que ouvir ou cantar músicas pode proporcionar benefícios emocionais e comportamentais para pessoas com doença de Alzheimer e outros tipos de demência.

A música também pode beneficiar os cuidadores, reduzindo a ansiedade e a angústia, aliviando o clima e proporcionando uma maneira de se conectar com os entes queridos que têm a doença de Alzheimer – especialmente com aqueles que têm dificuldade em se comunicar.

Quando usar a música para ajudar um na doença de Alzheimer, considere estas dicas:

Pense nas preferências do seu ente querido.
Que tipo de música ele gosta? Que música evoca memórias de momentos felizes em sua vida? Envolva a família e os amigos pedindo-lhes que sugiram músicas ou criem listas de músicas.

Crie ambiente de bom humor.
Para acalmar seu ente querido durante as refeições ou na rotina de higiene matinal, coloque uma música ou cante uma música relaxante. Quando quiser melhorar o humor de seu ente querido, use músicas mais animadas ou de ritmo mais rápido.

Evite superestimulação.
Ao reproduzir música, elimine ruídos concorrentes. Desligue a televisão. Feche a porta. Defina o volume com base na capacidade auditiva do seu ente querido. Escolha músicas que não sejam interrompidas por comerciais, o que pode causar confusão.

Incentive o movimento.
Ajude-o a bater palmas ou bater os pés no ritmo. Se possível, considere dançar com ele.

Cante junto.
Cantar junto pode melhorar o clima e a aumentar a interação. Alguns estudos iniciais também sugerem que a memória musical funciona de maneira diferente de outros tipos de memória, e o canto pode ajudar a estimular memórias únicas.

Preste atenção à resposta do seu ente querido.
Se ele demonstrar que gosta de músicas específicas, toque-as com frequência. Caso ele reaja negativamente a uma determinada música ou tipo de música, escolha outra coisa.


Artigo original “Can music help someone with Alzheimer’s disease?” em MAYO CLINIC. Veja artigo original disponível clicando aqui.


CONFIRA TAMBÉM Artigos 3i+ relacionados

ALZHEIMER: A MÚSICA COMO RECURSO TERAPÊUTICO

COMO A CIÊNCIA EXPLICA QUE NUNCA ESQUECEMOS DE ALGUMAS MÚSICAS

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA E DA MEMÓRIA EM ALZHEIMER.


POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)       Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |     Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *