COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE ALZHEIMER?

Que testes são realizados para o diagnóstico?

Testes médicos

Pesquisas e estudos têm avançado nos métodos de diagnóstico precoce, mas ainda não existe um único teste de diagnóstico que possa determinar se uma pessoa tem a doença de Alzheimer. Os médicos (muitas vezes com a ajuda de especialistas como neurologistas, neuropsicólogos e geriatras) usam diversas abordagens e ferramentas para fazer um diagnóstico. Embora os médicos quase sempre possam determinar se uma pessoa tem demência, pode ser difícil identificar a causa exata.

Histórico médico

Durante a avaliação médica, o profissional de saúde revisará o histórico médico da pessoa, incluindo histórico psiquiátrico e de alterações cognitivas e comportamentais. Ele vai querer saber sobre quaisquer problemas e preocupações médicas atuais e passadas, bem como quaisquer medicamentos que a pessoa esteja tomando. O médico também perguntará sobre as principais condições médicas que afetam outros membros da família, incluindo a doença de Alzheimer ou outras demências.

Exame físico e testes diagnósticos

Durante uma avaliação médica, o médico provavelmente:

– Perguntará sobre dieta, nutrição e uso de álcool.

– Revisará todos os medicamentos. (Leve uma lista ou os recipientes de todos os medicamentos que estão sendo usados, incluindo os sem receita e suplementos.)

– Verificará a pressão arterial, temperatura e pulso.

– Auscultará o coração e os pulmões.

– Realizará procedimentos para avaliar a saúde geral.

– Coletará amostras de sangue ou urina para exames laboratoriais.

Informações de um exame físico e exames laboratoriais podem ajudar a identificar problemas de saúde que podem causar sintomas de demência. As causas comuns de sintomas semelhantes à demência são depressão, apneia do sono não tratada, delírio, efeitos colaterais de medicamentos, problemas de tireoide, certas deficiências de vitaminas e consumo excessivo de álcool.

Perguntas que o médico poderá fazer:

– Que tipo de sintomas você notou?

– Quando eles começaram?

– Com que frequência eles acontecem?

– Eles têm piorado?

O médico também pode pedir a um membro da família que forneça informações sobre mudanças em suas habilidades de pensamento e comportamento.

Exame neurológico

Durante um exame neurológico, o médico avaliará a pessoa em busca de problemas que possam sinalizar outros distúrbios cerebrais além da doença de Alzheimer.O médico procurará sinais de acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, tumores cerebrais, acúmulo de líquido no cérebro e outras condições que possam prejudicar a memória ou o pensamento.

Se a avaliação não indicar doença de Alzheimer ou outra demência, mas os sintomas continuarem a piorar com o tempo, seu médico pode precisar solicitar mais exames ou você pode querer obter uma segunda opinião.

O médico irá testar:

– Reflexos.

– Coordenação, tônus muscular e força.

– Movimento dos olhos.

– Fala.

– Sensações

O exame neurológico também pode incluir um estudo de imagem cerebral .


Testes de estado cognitivo mental

O teste do estado cognitivo mental avalia a memória, o pensamento e as habilidades simples de resolução de problemas. Alguns testes são breves, outros podem ser mais demorados e complexos. Testes de estado cognitivo mental mais abrangentes são frequentemente dados por um neuropsicólogo para avaliar a função executiva, julgamento, atenção e linguagem.

Esses testes dão uma noção geral de se uma pessoa:

– Está ciente dos sintomas?

– Sabe a data, hora e onde ela está?

– Consegue se lembrar de uma pequena lista de palavras, seguir instruções e fazer cálculos simples?

Mini-Exame do Estado Mental (MMSE) e o teste Mini-Cog

O teste MMSE e Mini-Cog são duas avaliações comumente usadas.
Durante o MMSE, um profissional de saúde faz a um paciente uma série de perguntas destinadas a testar uma série de habilidades mentais cotidianas. A pontuação máxima do MMSE é de 30 pontos. Uma pontuação de 20 a 24 sugere demência leve, 13 a 20 sugere demência moderada e menos de 12 indica demência grave. Em média, a pontuação do MMSE de uma pessoa com Alzheimer diminui cerca de dois a quatro pontos a cada ano.

Durante o Mini-Cog, a pessoa é solicitada a completar duas tarefas:

– Lembrar-se e repetir alguns minutos depois os nomes de três objetos comuns.

– Desenhar o mostrador de um relógio com todos os 12 números nos lugares certos e um horário especificado pelo examinador.

Os resultados deste breve teste podem ajudar o médico a determinar se é necessária uma avaliação adicional.

Triagem de depressão e avaliação do humor

Além de avaliar o estado mental, o médico avaliará a sensação de bem-estar de uma pessoa para detectar depressão ou outros transtornos de humor que podem causar problemas de memória, perda de interesse pela vida e outros sintomas que podem se sobrepor à demência.

Teste genético

Os pesquisadores identificaram certos genes que aumentam o risco de desenvolver a doença de Alzheimer e outros genes “determinísticos” raros que causam diretamente a doença de Alzheimer. Embora testes genéticos estejam disponíveis para alguns desses genes, os profissionais de saúde atualmente não recomendam testes genéticos de rotina para a doença de Alzheimer.

Imagem cerebral

Um exame médico padrão para a doença de Alzheimer geralmente inclui imagens de ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC). Esses testes são usados principalmente para descartar outras condições que podem causar sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer, mas requerem tratamento diferente. A imagem estrutural pode revelar tumores, evidências de derrames pequenos ou grandes, danos causados por traumatismo craniano grave ou acúmulo de líquido no cérebro.

Em algumas circunstâncias, um médico pode usar ferramentas de imagem cerebral para descobrir se o indivíduo tem altos níveis de beta-amiloide, uma característica da doença de Alzheimer; níveis normais sugerem que a doença de Alzheimer não é a causa da demência.

As tecnologias de imagem revolucionaram nossa compreensão da estrutura e função do cérebro vivo. Os pesquisadores estão estudando outras técnicas de imagem cerebral para que possam diagnosticar e acompanhar melhor o progresso da doença de Alzheimer.


Traduçao livre do artigo: How is Alzheimer’s Disease Diagnosed? Publicado em ALZHEIMER’S ASSOCIATION.


POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)       Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |     Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *