Quando os pais envelhecem
O tempo passa muito rápido. E então, chega aquele momento em que percebemos que nossos pais envelheceram e se tornaram filhos adultos. Limitações físicas aparecem. Conversas sobre o fim de vida podem surgir com mais frequência, causando sentimentos de pesar ou desconforto.
Aprender a lidar com pais envelhecendo não é um assunto atrativo, mas é importante. Aceitar o fato de que seres humanos envelhecem e se tornam frágeis não é fácil, especialmente quando esses seres humanos são nossos pais.
Temos que moldar os sentimentos refazendo nossa visão infantil de quem são nossos pais e simultaneamente tomar medidas para nos preparar para um novo papel com pais idosos. Aprender a lidar com o envelhecimento dos pais de forma saudável ajuda os filhos e os pais nesta nova fase da vida.
Conheça seus pais novamente
Nós nos apegamos firmemente às visões que temos de nossos pais, criadas na infância. À medida que nossos pais envelhecem, essas imagens não correspondem mais à realidade.
É tempo de conhecer seus pais novamente. isso vai facilitar essa transição. É hora de começar a ver seus pais através de uma lente da individualidade que pode ter se perdido ao longo dos anos.
Perguntar a seus pais sobre seus hobbies, paixões, interesses (e sim, talvez até arrependimentos) lhe dará uma nova visão sobre quem são eles. Compreendê-los como pessoas fora de seu papel de pais pode aliviar a ansiedade em relação ao envelhecimento em geral.
Ciclo da Vida Humana
Há um processo de perda que acontece quando a gente percebe que seus pais vão envelhecer, não importa o que façam. Lutar contra os fatos tende a aumentar os sentimentos de ansiedade e dificultar a convivência com os pais, que precisarão mais do nunca do apoio dos filhos.
Reservar um tempo para se conscientizar do ciclo de vida humano pode ser útil. Entender que nascimento e morte são eventos naturais do viver e que todos vamos envelhecer. Não é fácil, mas é importante.
Encontre meios de liberar emoções
Mesmo quando você aceita que seus pais estão envelhecendo e mudando, haverá momentos em que a ansiedade e a frustração o atingirão. Isso torna muito importante ter um sistema de apoio para liberar as emoções sem receios quando você precisar falar sobre seus medos.
Importante ter amigos íntimos que entendam o que você está passando. Também pode ser um terapeuta profissional especializado em dinâmica familiar. De qualquer forma, tirar qualquer estresse, ansiedade e tristeza de seu peito vai ajudá-lo a lidar com suas emoções e, em última análise, fornecer o apoio que seus pais também precisam de você.
Desfrute do tempo que você tem juntos
A vida é curta e o tempo passa rápido. Isso é mais uma razão para aproveitar os dias. Passar o máximo de tempo possível com pais idosos é uma excelente maneira de aceitar a realidade e criar memórias que durarão por toda a sua vida.
Não hesite em planejar viagens ou atividades divertidas, mesmo que sejam coisas que você não tenha considerado quando seus pais eram mais jovens. Faça uma lista de coisas que eles gostariam de ter ou fazer; desfrute da alegria realizando ou participando da realização destes desejos.
Abra a conversa sobre as opções de cuidados para eles
O processo de envelhecimento não é igual para todas as pessoas. Dependendo do estado de saúde e das limitações físicas, alguns idosos podem preferir envelhecer em casa enquanto outros estão ansiosos para se mudar para comunidades de aposentados.
De qualquer forma, entender o papel que você desempenhará no cuidado de seus pais idosos requer uma conversa aberta sobre o assunto. Não tenha medo de fazer perguntas sobre cuidados necessários com seus pais. Nem sempre é um assunto fácil, mas saber onde eles estão e o que eles esperam de você torna o processo muito mais tranquilo.
Tradução do artigo: “How to Deal With Parents Getting Older” publicado em FAMILY MATTERS. Original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site