Alucinações ou delirium em pessoas com demência
Delírium é uma situação em que idosos com demência ficam ainda mais confusos do que o habitual, podendo apresentar problemas para andar ou ficar em pé e incontinência urinária. Além disso podem ficar mais irritados, agitados e até mesmo tentar agredir seu cuidador. Por outro lado, também podem ficar muito sonolentos e difíceis de acordar. E nestas circunstâncias, em alguns casos, podem ter alucinação (ou delírium).
Delirium x delírio
Deve-se ter especial atenção para não confundir os termos Delirium com Delírio, pois enquanto o Delirium é um estado temporário de condusão de fundo orgânico, o Delírio é um transtorno psiquiátrico relacionado à formação do juízo crítico, ou seja, quando uma pessoa acredita, de forma convicta, em algo que não que não existe, sendo incapaz de discernir entre o real e a imaginação.
Por que idosos com demência podem ter delírium?
Uma pessoa com demência já vive tendo dificuldades para pensar e se mover. O cérebro dela funciona como empresa em que metade dos trabalhadores foi demitida. Quando aparece um problema novo para resolver, o corpo precisa movimentar recursos para lidar com o problema, sobrecarregando ainda mais as células cerebrais. O resultado é um pico temporário e repentino de confusão: alucinação ou delírium.
As infecções da bexiga são a causa mais comum quando se trata de delírium. Mas resfriados, gripes e pneumonia também podem desencadear um estado de delírium.
Embora as infecções sejam os suspeitos habituais, outras condições podem desencadear delirium – especialmente em pessoas com demência. Outras causas incluem:
- Medicamentos
- Desequilíbrio em certos produtos químicos importantes no corpo, conhecidos como eletrólitos
- Super ou subatividade da tireoide
- Dor forte
- Prisão de ventre
IMPORTANTE
Ao se perceber uma mudança repentina no idoso com demência, é recomendável levá-lo a um médico o mais rápido possível para descobrir a causa! Um estado de delírio pode ser um sinal de alguma infecção ou anormalidade no organismo.
Extraído do artigo original “What causes delirium in people with dementia?” publicado por Dra. Rita Jablonski .
Para ler original, clique aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) é Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC.
Tradução e adaptação: Equipe 3i.
Se você gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site