A prisão de ventre é perigosa para uma pessoa com Alzheimer?

Prisão de ventre

A prisão de ventre é um incômodo desconfortável para qualquer pessoa. Quando ocorre em pessoas com demência de Alzheimer ou outro tipo de demência, pode se tornar bastante perigosa. O bloqueio do intestino produz o chamado fecaloma, também conhecido como fecalito, que corresponde à massa de fezes endurecida e seca que pode ficar acumulada no reto ou na porção final do intestino, impedindo a saída das fezes e resultando em inchaço abdominal, dor e obstrução crônica do intestino. Este bloqueio pode inclusive se tornar um risco de vida.

Causas da prisão de ventre

Pouca água

Às vezes, algumas pessoas bebem muito pouca água. Outras bebem muita água, porém estão tomando diuréticos – o que faz com que a água saia do corpo pelas vias urinárias. Em lugares de clima quente ou em períodos de muito calor, as pessoas também perdem água pela transpiração.

Não importa a causa, a falta de líquido é o problema. A água é necessária para manter as fezes úmidas e viscosas, e assim continuarem a se mover pelo intestino. Sem água suficiente, as fezes ficam duras e ficam mais lentas no intestino. Isso pode eventualmente fazer as fezes ficarem presas.

Alimentação com pouca fibra

A fibra é encontrada em frutas frescas e vegetais.

Fazendo uma analogia do intestino como um tubo de pasta de dente; para fazer a pasta sair é preciso apertar, espremer o tubo. O papel da fibra é fazer com que o intestino aperte e empurre as fezes para fora do corpo. Se a dieta é pobre em fibras, o intestino não aperta com a necessária frequência ou força suficiente para mover as fezes, então as fezes acabam parando no intestino.

Medicamento

Alguns medicamentos, como certos analgésicos, podem provocar sonolência, podendo fazer o intestino “dormir”. Um intestino sonolento não se movimenta suficientemente para empurrar as fezes para fora do corpo.

Segurar a vontade de evacuar

O intestino pode se esticar pois tem muita elasticidade. Quando se sente vontade de evacuar, é possível se segurá-la por algum tempo. Mas se perdurar segurando pode ocorrer uma prisão de ventre.

Cinco recomendações para prevenir a prisão de ventre em pessoas com demência

Pessoas com demência devem ser sistematicamente observadas quanto à prisão de ventre.

Faça-as beber água

A demência é mais do que esquecer datas e fatos. A demência afeta o pensar e o fazer. Muitas pessoas com demência podem dizer que não estão com sede, mas nos estágios moderado a grave da demência, podem simplesmente esquecer como pegar um copo de água e beber. Quem estiver cuidando de uma pessoa com demência, precisa lembrar que não basta deixar o copo de água à frente dela. É necessário que a cada hora, mais ou menos, pegue o copo e coloque-o nas mãos da pessoa e fazendo um gesto de “beber”, sugira que ela beba. Melhor ainda, sente-se com ela por alguns minutos e beba sua água, ao mesmo em tempo em que serve também à pessoa. Sucos de frutas, picolés, gelo e raspadinhas são outras boas opções – especialmente no verão!

Faça-as ingerir mais fibra

Assim como as pessoas com demência podem dizer que não estão com sede, também podem dizer que não estão com fome. Algumas desenvolvem uma preferência por doces e não comem vegetais. À medida que a demência progride, pessoas esquecem até mesmo de como usar os talheres e podem ficar sentadas olhando para o prato, sem saber o que fazer. Este é o momento de servir alimentos como uvas, cenouras e pedaços de laranja, por exemplo. O suco de ameixa é muito recomendado.

Observe os medicamentos

Quando levar uma pessoa com demência ao médico, procure saber se os medicamentos prescritos podem causar prisão de ventre e, se for o caso, solicite um medicamento alternativo. Se a medicação for necessária e a prisão de ventre for uma consequência possível, trabalhe para forçar a ingestão de líquidos, fibras e promova o exercício diário.

Marcar a hora do banheiro

Não espere a pessoa com demência dizer que quer ir ao banheiro. Pode nunca acontecer, ou quando acontecer pode ser tarde demais. Em estágios avançados, pessoas com demência podem reter as fezes porque estão confusas e não sabem onde fica o banheiro. Crie uma rotina de, algumas vezes ao dia, sempre na mesma hora, geralmente após as refeições, levar a pessoa com demência a sentar-se no vaso sanitário; isto vai, com o tempo, condicioná-la a evacuar naqueles horários.

Exercícios

Caminhar ajuda o intestino a se mover também. A atividade física é tão importante por muitas, muitas razões. E também aqui. A atividade física ajuda a prevenir a prisão de ventre, fazendo o intestino funcionar.

Atenção !!

Importante prestar muita atenção, talvez manter um registro das evacuações. Se a pessoa não estiver evacuando e você notar vômito com cheiro de fezes ou gotejamento constante de líquido do reto, entre imediatamente em contato com seu médico.


Extraído e adaptado do original

Can Constipation Kill a Person with Alzheimer’s Dementia? By Dra. Rita Jablonski


POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) é Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC.


Tradução e adaptação da Equipe 3i.


 

 

 

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *