O QUE PROVOCA IRRITABILIDADE REPENTINA EM PACIENTES COM DEMÊNCIA
Cuidadores familiares muitas vezes ficam surpresos quando seu idoso querido com demência, de repente, se torna irritadiço, desagradável e até violento. Uma das causas mais comuns dessa alteração de comportamento é a infecção do trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra).
Regra geral, sempre há uma razão física para uma mudança repentina de comportamento
Qualquer infecção pode criar um estado de confusão chamado “delírium”. Idosos com demência têm em alto risco de delirium. Quando um corpo está lidando com uma doença, mesmo algo tão corriqueiro quanto um resfriado, pode causar mal-estar. O pensamento fica confuso. O corpo está tão ocupado mobilizando seus recursos para combater a infecção que alguns desses recursos são afastados da função de pensar/concentrar. Um idoso com demência já tem menos neurônios lidando com pensamento / concentração / memória, se esses recursos forem direcionados para outra função, o resultado é mais confusão. E, consequentemente um aumento na irritabilidade generalizada chegando mesmo a agressões físicas.
Como as infecções do trato urinário se tornam cada vez mais frequentes à medida que as pessoas envelhecem, essas infecções vão para o topo da lista de cuidados.
Dicas para prevenir infecções urinárias?
– Hidratação. A urina de uma pessoa que recebe líquidos suficientes tem uma cor amarelo claro. Incentive o consumo de líquidos não cafeinados, de preferência água, durante todo o dia para manter a urina amarela clara.
– Verifique os hábitos no banheiro. À medida que a demência progride, pessoas esquecem algumas atividades de cuidados básicos. As mulheres, por exemplo, podem esquecer de limpar as partes íntimas da frente para trás e fazer o oposto.
– Incentive a continência. Pessoas com demência podem começar a perder a função motora, o que significa que se levantam para ir ao banheiro, mas não conseguem fazer os pés funcionarem. Ou então, podem se perder indo ao banheiro. A recomendação é – leve o paciente ao banheiro a cada 2 horas enquanto estiver acordado. Não pergunte: “você quer ir ao banheiro?” porque a resposta poderá ser “não”.
– Troque as fraldas geriátricas a cada 2 horas. As fraldas geriátricas contêm os mesmos materiais absorventes encontrados nas fraldas para bebês. Um problema que pode estar ocorrendo é que há cuidadores familiares, que para economizar, trocam as fraldas uma vez a cada 8 horas. Também há cuidadores familiares sobrecarregados que diante da recusa do paciente de remover as fraldas, só trocam as fraldas sujas algumas vezes ao dia. Mesmo que a urina esteja sendo absorvida, o odor passa a ser perceptível e as bactérias que encontram um ambiente quente, úmido e escuro, propício para prosperar, penetram na uretra e vão até a bexiga onde se alojam causando a infecção.
Tradução de artigo “Bladder Infections Trigger Increased Irritability (and other behaviors!) in Persons with Dementia” publicado em MAKE DEMENTIA YOUR BITCH por Dr. Rita Jablonski . Artigo original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site