Cuidador de Alzheimer: como participar das festas de fim de ano com alegria.

ALZHEIMER: Dicas para tornar as festas de fim de ano mais agradáveis.

As festas de fim de ano podem se transformar em verdadeiro desafio para quem tem um familiar querido com Alzheimer ou outras demências e, acabam por trazer uma mistura de sentimentos contraditórios.

Tente as dicas seguintes para ter dias mais fáceis e alegres para todos.

Embora seja uma época de celebrações, famílias podem viver sentimentos de perda dos bons momentos que costumavam viver antigamente.

Para o cuidador

Particularmente, para o cuidador, esses dias significam um trabalho adicional. O cuidador, ao fazer a decoração de Natal, deve levar em consideração as necessidades da pessoa com demência. Também deve dar atenção aos encontros com os visitantes.

Ajustando suas próprias expectativas e modificando algumas tradições, pode-se encontrar maneiras de celebrar de modo agradável.

Criar um ambiente seguro e calmo

Para criar um ambiente apropriado, durante as festas, para a pessoa com demência:

  • Baixe tom da decoração. Evite luzes piscando ou objetos decorativos grandes que requeiram uma mudança completa do ambiente familiar, pois podem causar confusão.
  • Não deixe a segurança ao acaso. Se usar velas decorativas, quando as acender não deixe o paciente desacompanhado. Evite usar objetos decorativos frágeis ou que pareçam comestíveis, que confundam o paciente, como por exemplo, frutas artificiais. Se tiver uma árvore de Natal, prenda-a bem junto a uma parede.
  • Toque músicas favoritas. Músicas conhecidas e favoritas podem ser sempre agradáveis ao paciente e ter o papel de co-cuidador. Ajuste o volume ao nível relaxante.

Adaptar as atividades

Para ajudar a pessoa com demência a apreciar as festas de Natal:

  • Faça-a participar. Misturar massas, enfeitar bolos, abrir os cartões de Natal ou fazer pequenas tarefas de decoração. Sempre, focar mais na tarefa do que no resultado.
  • Faça reuniões pequenas. Reúna poucas pessoas de cada vez, com a pessoa com demência, visando manter uma celebração calma.
  • Evite rupturas. Planeje os encontros com visitantes, escolhendo o melhor horário do dia para a pessoa com demência. Procure, ao máximo, manter a rotina diária.
  • Providencie um lugar quieto. Se você receber muitas visitas, arranje um lugar sossegado para a pessoa com demência poder ter seu momento de descanso ou para encontrar uma pessoa de cada vez.
  • Planeje atividades significativas. Pode-se ler uma história de Natal, ver álbum de fotos, assistir um filme favorito ou cantar canções conhecidas.
  • Faça saídas breves. Se for convidado a visitar alguém, planeje para que estas saídas sejam breves e esteja preparado para voltar mais cedo, se necessário. Assegure-se de que haja um lugar para a pessoa com demência descansar ou fazer uma pausa.

Preparar os visitantes

Para ajudar as visitas à pessoa idosa com demência:

  • Providencie uma atualização. Faça as visitas saberem, com antecedência, sobre as alterações de comportamento ou memória que tenham ocorrido desde o último encontro. Se houve uma mudança significativa na aparência, mande também uma foto recente.
  • Dê dicas de comunicação. Faça sugestões de como se comunicarem com o paciente, de ouvirem pacientemente, de não criticarem os comentários repetitivos, de não corrigirem erros e de não interromperem.
  • Sugira atividades. Diga antecipadamente aos visitantes quais atividades você planejou durante as visitas ou sugira a eles que tragam algo como um álbum de fotos deles.

Cuidar de si mesmo

Para tornar este período o mais agradável possível. é muito importante, o cuidador cuidar de si mesmo:

  • Faça escolhas. Concentre-se nas atividades e tradições familiares que sejam importantes para você. Mas, lembre-se também que você não tem condições de fazer tudo.
  • Administre a expectativa dos outros. Estabeleça expectativas realísticas sobre como você pode contribuir nas celebrações da família.
  • Deixe a família e os amigos ajudarem na arrumação, na decoração, no envio de cartões e na compra de presentes.
  • Arrume tempo para você. Peça a um membro da família ou a algum amigo que o substitua por um tempo para você apreciar também o Natal sem as responsabilidades de cuidador.

Acreditar em seus próprios instintos

Simplificar as celebrações, planejar com antecedência e estabelecer limites podem ajudar a minimizar o stress para você e para a pessoa idosa com demência.

Publicado por: Mayo Clinic Staff

Texto original disponível em:  https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/caregivers/in-depth/alzheimers/art-20047715

Traduzido pela Equipe 3i+

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

This entry was posted in Alzheimer, Cuidadores, Família, Outras demências, Parkinson by Cida Griza. Bookmark the permalink.

About Cida Griza

. Terapeuta Ocupacional . Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise - PUC/PR . Especialização em Atenção à Saúde do idoso (Gerontologia) - UFSC/SC . Especialista em Rede de Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiência - UNESC . Terapeuta Ocupacional responsável pela SEVEN SENSES de Florianópolis . Coordenadora da Abraz-Subregional de Joinville/SC (2002 - 2010) . Professora do curso de pós graduação em Gerontologia - FURB/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *