Como diminuir a ansiedade dos idosos na quarentena

Extraído de artigo publicado em SELEÇÕES Reader’s Digest https://www.selecoes.com.br/inspiracao/como-diminuir-a-ansiedade-dos-idosos-na-quarentena/

Com o passar dos dias, a ansiedade pode aumentar e ser um verdadeiro transtorno.

Veja como amenizar os sintomas!

Elabore uma lista

Se seu cérebro está abarrotado de pensamentos ansiosos, elabore uma lista de tarefas, faça uma coisa de cada vez e risque-a conforme for avançando. Isso ajudará a reduzir a ansiedade, além de mantê-lo motivado.

Desabafe

Partilhar os sentimentos com familiares e amigos pode ajudar a pôr as coisas em perspectiva. Grupos de apoio nas redes sociais oferecem uma oportunidade para você discutir seus problemas com outras pessoas e desenvolver juntos estratégias de enfrentamento.

Mexa-se

É difícil se preocupar quando você está concentrado em uma atividade física, que também libera endorfinas calmantes. Um estudo realizado na Universidade de São Paulo com pessoas de 60 a 74 anos descobriu que seguir um programa de exercícios físicos por seis meses baixou significativamente a ansiedade e o estresse. Aproveite e faça em esses exercícios em casa!

Saiba aceitar

Tente desviar a ansiedade do que você não consegue mudar e concentre-se nas coisas a respeito das quais pode fazer algo.

Aprenda a relaxar

Técnicas de relaxamento podem ajudar na ansiedade: experimente meditação, ioga de baixo impacto ou tai-chi chuan. E todas essas atividades você pode fazer em casa!

Deixe a música tocar

Ouvir música pode acalmá-lo. Uma revisão de estudos de 2009 descobriu que ouvir música pode baixar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade em pacientes submetidos a tratamento da doença arterial coronariana.

Quando procurar ajuda para a ansiedade?

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é o tipo mais comum a afetar pessoas idosas. Os sintomas incluem:

  • Preocupação constante ou nervosismo.
  • Tensão muscular ou fadiga.
  • Irritabilidade ou dificuldade de concentração.
  • Sintomas físicos (sudorese, coração acelerado, tremores, vertigem e sensação de desmaio).

Caso tenha ansiedade, procure ajuda o mais rápido possível. Se não for tratada, ela pode agravar outros problemas como enxaqueca, artrite e distúrbios gastrointestinais. O médico está acostumado a atender pacientes com problemas semelhantes e pode aconselhá-lo sobre o tratamento, que, dependendo dos sintomas, pode incluir medicamentos e/ou psicoterapia.

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

This entry was posted in Cursos e Eventos by Cida Griza. Bookmark the permalink.

About Cida Griza

. Terapeuta Ocupacional . Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise - PUC/PR . Especialização em Atenção à Saúde do idoso (Gerontologia) - UFSC/SC . Especialista em Rede de Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiência - UNESC . Terapeuta Ocupacional responsável pela SEVEN SENSES de Florianópolis . Coordenadora da Abraz-Subregional de Joinville/SC (2002 - 2010) . Professora do curso de pós graduação em Gerontologia - FURB/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *