ALZHEIMER: COMO AJUDAR UM CUIDADOR.
Cuidar de idosos com Alzheimer é um trabalho que exige 24 horas por dia de dedicação.
Quando oferecer ajuda a um cuidador de Alzheimer, SEJA ESPECÍFICO e PERSISTENTE COM GENTILIEZA.
Cuidadores de Alzheimer precisam de todo apoio que podem ter. Se você conhece alguém que cuida de uma pessoa com Alzheimer, eis aqui algumas dicas de como ajudá-la.
SEJA ESPEFÍFICO
Oferecimentos genéricos de ajuda podem ser difíceis para um cuidador aceitar, por não serem específicos. Assim, dizer a um cuidador: “Me chame se precisar de alguma coisa” – é muito genérico e vago.
Se você quer ajudar efetivamente um amigo que cuida de uma pessoa amada, faça uma oferta CONCRETA. Diga, Por exemplo:
- “Estou indo ao mercado. O que posso trazer para você?”.
- “Eu vou ter algumas horas livre amanhã à tarde. Posso ficar em seu lugar para você ter um tempo só seu, para fazer suas coisas”.
- “Hoje fiz o dobro da receita de almôndegas e posso dividir com você. Eu trouxe aqui o suficiente para algumas refeições”.
- “Você tem roupas para lavar? Eu levo hoje para lavar e trago de volta amanhã”.
OFEREÇA A AJUDA PESSOALMENTE
Ligar por telefone para o cuidador pode ser uma forma significativa de mostrar apoio.
E-mails e mensagens de whatsapp também podem funcionar.
Mas quase sempre uma visita pessoal é muito melhor. Contato com o mundo exterior pode ajudar a elevar o moral do cuidador.
RECONHEÇA OS SINAIS DE STRESS DO CUIDADOR
Tenha em mente que alguns cuidadores têm dificuldade em aceitar ajuda; erroneamente acreditam que podem fazer tudo sozinhos. Esta atitude pode ser prejudicial não apenas para o cuidador, mas também para a pessoa que tem Alzheimer.
O stress do cuidador pode levá-lo a irritabilidade, raiva, exaustão, isolamento social, ansiedade, depressão e outros problemas.
SEJA PERSISTENTE COM GENTILEZA
Se sua oferta de ajuda não for aceita, seja gentil e educadamente persistente. Lembre o cuidador de que ele não tem que fazer tudo sozinho – e que o melhor jeito de cuidar de alguém é, primeiro, cuidar de si mesmo.
Original publicado por Mayo Clilnic Staff, disponível em:
Tradução e adaptação: Equipe 3i+
More from my site