Uma rotina diária regular reduz o estresse dos idosos
À medida que alguém perde o controle sobre suas habilidades físicas, independência ou habilidades cognitivas, aumenta seu receio sobre as incertezas. E se seus dias forem desestruturados e imprevisíveis, aumenta o estresse.
Daí que que ter uma rotina diária ajuda os idosos e também os cuidadores. Todos sabem o que esperar e não há necessidade de pensar ou se preocupar com o que acontecerá a seguir.
Seguir uma rotina diária pode reduzir o estresse, aumentar a sensação de segurança e melhorar o sono, e consequentemente contribuir a felicidade e bem-estar do idoso.
O que é uma rotina diária?
Rotina é fazer as mesmas atividades básicas na mesma hora todos os dias. Isso dá estrutura e um fluxo natural ao dia.
Ter uma rotina também torna mais fácil lembrar se o idoso fez as coisas necessárias, como tomar remédios, usar o banheiro, beber água e comer.
Por exemplo, parte de uma rotina diária regular do idoso seria acordar às 8h, usar o banheiro, escovar os dentes, lavar o rosto, pentear o cabelo, trocar o pijama por roupas normais e sentar-se para tomar um café da manhã quente e saudável. Depois tomar seus remédios matinais.
Ao criar uma rotina diária para idoso, baseie-a aproximadamente em suas atividades diárias atuais para que o ajuste seja mais fácil. Além disso, lembre-se de que não é necessário um cronograma rígido. O principal objetivo é dar ao seu dia mais estrutura e previsibilidade.
3 maneiras de como uma rotina diária beneficia os idosos
1. Estresse e ansiedade reduzidos
Idosos que não têm mais controle de suas vidas podem se sentir constantemente
estressados e ansiosos. Podem se sentir desorientados ou inseguros sobre o que
vai acontecer em seguida.
Principalmente acontece quando o idoso tem Alzheimer ou outras demências, ou ainda quando tem algum comprometimento cognitivo ou físico significativo. Muitos idosos podem estar debilitados e não poder administrar seus dias, dependendo de outras pessoas para as atividades da vida diária. E essa dependência é outra fonte de estresse por não saber quando ou se suas necessidades serão atendidas.
Uma rotina previsível reduz o estresse e a ansiedade porque o idoso sabe exatamente o que vai acontecer, quem o ajudará, como a quando atividade será realizada.
Com o tempo, essas ações rotineiras se tornarão parte da memória e não terá que pensar ou se preocupar com o que está por vir.
2. Aumento da sensação de segurança e
proteção
A maioria das pessoas não gosta de surpresas e incertezas. Ter uma rotina
permite que o idoso preveja e planeje seu dia, o que o faz se sentir seguro e
estável. Também fica mais fácil lidar com problemas cognitivos e de memória.
3. Melhora do sono
Ter uma rotina diária regular também ajuda os idosos a dormirem melhor.
Um estudo descobriu que fazer as mesmas atividades básicas como comer, vestir e tomar banho no mesmo horário todos os dias melhora a qualidade do sono.
Como muitos idosos têm problemas para dormir à noite, seguir uma rotina diária regular pode ajudar a melhorar o sono sem uso de drogas.
Leia também artigo: Veja também: “COMO CRIAR UM PLANO DIÁRIO DE ATIVIDADES PARA PACIENTES COM ALZHEIMER”
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site