COMO TRANSMITIR SEGURANÇA PARA O IDOSO COM ALZHEIMER?

Consolar, animar, confortar, acalmar é o caminho.

Há muitos momentos difíceis de lidar com o Alzheimer, que podem ser aliviados com atitudes que transmitam segurança, conforto, amparo, consolo, ânimo e calma.

Continue reading

ALZHEIMER: Quando parar de dirigir?

parar de dirigir

8 sinais indicadores

Convencer uma pessoa com Alzheimer de que ela deve parar de dirigir o carro, pode ser uma das mais difíceis tarefas que um cuidador vai enfrentar.

Imagine como você se sentiria se fosse proibido de dirigir – pegar o carro, ir aonde quiser e quando quiser, NÃO PODE MAIS! E agora! Sua liberdade, autonomia e mobilidade se foram, e subitamente você tem que contar com a ajuda de outros para suas necessidades de deslocamento.

Continue reading

Como o envelhecimento afeta o foco

Envelhecimento
Idosa e o computador

Como o envelhecimento afeta o foco

Assim como você pode não correr tão rápido ou saltar tão alto quanto quando era adolescente, o poder cognitivo do seu cérebro – ou seja, sua capacidade de aprender, lembrar e resolver problemas – diminui com a idade. Você pode achar mais difícil citar fatos antes familiares ou dividir sua atenção entre duas ou mais atividades ou fontes de informação. Essas mudanças afetam sua capacidade de concentração, e então você pode se distrair mais facilmente do que quando era mais jovem.

Continue reading

13 DICAS PARA FAMÍLIAS QUE TÊM EM CASA UMA PESSOA NA TERCEIRA IDADE

Jovem cuidando da aparência da mãe, feliz.Ter uma pessoa da terceira idade em casa é uma situação complexa para qualquer família e exige certos cuidados extra, principalmente se os idosos já têm algum grau de dependência. Por outro lado, vê-los imóveis, sentindo-se inúteis e infelizes, sentados o dia inteiro vendo TV, nos traz sentimentos de culpa. Some-se a isso o fato de que em se tratando de pais ou avós, aumenta a complexidade, uma vez que nestes casos, misturam-se sentimentos contraditórios. “Ele é meu pai e devo respeitá-
lo, porém ele passa dos limites e exige coisas que me tiram do sério!” Diria alguém que precisa repreender um pai idoso numa determinada situação. Continue reading