ALZHEIMER: problemas de comunicação cuidador-paciente – 10 DICAS
É grande o problema de comunicação CUIDADOR-PACIENTE. Alguma vez você já se sentiu incapaz de estabelecer uma comunicação eficiente com seu paciente de Alzheimer (outras demências)?
Seguem abaixo 10 DIAS QUE PODEM AJUDAR.
REGRA BÁSICA: Não discuta com ele.
Tente alguma delas:
- Faça contato “olho no olho”
Sempre aborde o paciente olhando nos olhos. Chame-o pelo nome, se necessário. É importante que ele veja você e que a atenção dele esteja focada em você. A abordagem deve ser de frente. Falar pelos lados ou por trás pode assustar.
- Fique na mesma altura
Fique com sua cabeça na mesma altura da cabeça do paciente.
Dobre os joelhos, ou sente-se, para ficar no mesmo nível. Nunca fique de pé ou fale de cima para baixo – isto intimida o paciente. Ele não consegue se focar em você, ou no que você está falando, se estiver sentindo medo.
- Diga-lhe o que você vai fazer, antes de fazer
Particularmente se você vai tocá-lo. Ele precisa ter certeza do que está por vir, de modo que ele não pense que você vai agarrá-lo, por exemplo.
- Fale calmamente
Sempre se dirija a ele de modo calmo e com um tom otimista na voz, mesmo que você não esteja se sentindo otimista. Se você se mostra irritado ou agitado, ele vai espelhar esse sentimento, de volta para você, e sentir o mesmo.
Mais dicas
- Fale pausadamente
Fale numa velocidade metade (da que costuma usar), ao falar com o paciente. Respire entre uma sentença e outra. Lembre-se de que ele não consegue processar as palavras na mesma velocidade de pessoas sem demência, como você. Dê-lhe tempo para captar e entender cada palavra.
- Use sentenças curtas
Fale usando sentenças curtas e diretas, com apenas uma ideia em uma sentença. Normalmente ele consegue focalizar em apenas uma ideia de cada vez.
- Faça uma pergunta de cada vez
Espere que ele responda uma questão antes de formular uma outra. Você pode perguntar “quem”, “o que”, “onde” e “quando”, mas NUNCA “por que”. “Por que” é muito complicado para ele. Ele vai tentar responder, vai errar e ficar frustrado.
- Nunca diga “lembra-se”
Muitas vezes, ele não é capaz de lembrar, e você estará justamente apontando a deficiência dele. Ele pode se sentir chateado, causando raiva e/ou constrangimento.
- Transforme o negativo em positivo
Por exemplo, diga “vamos por aqui” em lugar de “não vá para lá!”. Use frases inclusivas, participativas – “vamos juntos fazer … “, e não ordene – “faça isto … “, como se ele fosse uma criança.
- Não discuta com ele
Em lugar disso, reconheça seus sentimento, dizendo “Vejo que você está irritado (ou triste, ou chateado, ou nervoso, etc …). Essas palavras vão fazê-lo sentir que não está só e aí então, redirecione-o para um outro assunto.
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Artigo publicado por: Carole Larkin MA, CMC, CAEd, QDCS, EICS, é Gerente de Cuidados Geriátricos. ThirdAge Services LLC, Dallas, TX.
Fonte: Alzheimer’s Reading Room
Tradução e adaptação: Equipe 3i+
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2 thoughts on “ALZHEIMER: problemas de comunicação cuidador-paciente – 10 DICAS”
Com a evolucao da doenca, os cuidadores familiares nao sabem que estrategias de comunicacao funcionam melhor, apesar de sua maior experiencia e exposicao aos problemas. Por isso, identificar uma abordagem eficaz para superar as barreiras comunicativas de um idoso com demencia e uma necessidade. A capacidade de comunicacao e a base para o desenvolvimento das relacoes terapeuticas entre cuidador, profissional e pessoa idosa. No estudo realizado por Rosa
2 thoughts on “ALZHEIMER: problemas de comunicação cuidador-paciente – 10 DICAS”
Olá,
Obrigada pelos comentários.
Cida