A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL PARA IDOSOS COM DEMÊNCIA

A importância do cuidado dentário para idosos com demência

Escovar os dentes é uma das primeiras coisas que fazemos todas as manhãs e uma das últimas coisas que fazemos todas as noites, normalmente no piloto automático, sem pensar duas vezes. No entanto, trata-se de um processo complexo composto por várias etapas, tornando essa tarefa aparentemente simples um grande desafio para uma pessoa com Alzheimer.

O tratamento odontológico adequado é uma obrigação para as pessoas, independentemente da idade, e não apenas para ajudar a manter nossas gengivas e dentes saudáveis. A falta de higiene dental pode trazer sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, derrame, osteoporose, doenças respiratórias e muito mais. Também pode afetar a capacidade de falar e comer.

Higiene Bucal na Doença de Alzheimer e outras demências

Então, como garantir que um membro da família com demência mantenha uma boa higiene bucal?

Eis algumas que poderão ajudar:

– Sempre que possível, permita que a pessoa execute cada etapa do processo por conta própria: colocar uma pequena quantidade de pasta de dente na escova (recomenda-se pasta de dente com bicarbonato de sódio em vez de flúor, caso a pessoa a engula), levar a escova à boca , movendo a escova de um lado para o outro e para cima e para baixo sobre todas as superfícies dos dentes.

– Para uma pessoa que precisa de ajuda, forneça uma escova de dentes com pasta já aplicada, fique atrás da pessoa, coloque a mão na dela e inicie o movimento de escovação para ela.

– Se segurar a escova for difícil, há escovas de dentes com cabo mais longo disponíveis ou faça furos em uma bola de tênis e empurre a escova, dando ao ente querido algo mais substancial para segurar. Uma escova de dentes movida a bateria pode ser uma excelente escolha para experimentar.

– O uso do fio dental também é uma parte importante dos cuidados dentários. Para uso independente do fio dental, experimente os suportes de fio dental ou outras ferramentas projetadas para torná-lo mais fácil e eficiente. Se você estiver passando fio dental nos dentes de um idoso, novamente, ficar atrás do indivíduo pode ser mais fácil.

– Se o idoso usar dentaduras, certifique-se de removê-las, escová-las e enxaguá-las diariamente. Enquanto as dentaduras são removidas, uma escova de cerdas macias deve ser usada para limpar suavemente as gengivas e o céu da boca do idoso.

Não Esqueça o Dentista

Se possível, localize um dentista especializado em pessoas com demência. Um ente querido idoso com demência deve continuar a receber exames odontológicos de rotina, que incluem a verificação de dentaduras para garantir o ajuste correto e descartar quaisquer complicações com os dentes ou gengivas. Uma pessoa da família com demência que não consegue comunicar dor ou desconforto dentário pode apresentar sinais como:

– Tocar a mandíbula ou bochecha, ou esfregar a região afetada

– Resistindo a qualquer higiene nas proximidades da área, ao barbear ou   lavar o rosto

– Dificuldades para dormir

– Agressividade, reclamações ou gritos

– Recusa em colocar a dentadura

Se algum desses sintomas for notado, agende uma consulta com o dentista imediatamente.


Artigo – The Importance of Regular Dental Care for Seniors with Alzheimer’s, publicado em COMPASSIONATE NURSING SERVICES. Original disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.



Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)       Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |     Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *