Quando uma pessoa com Alzheimer vasculha e esconde coisas
Uma pessoa com doença de Alzheimer pode começar a vasculhar armários, gavetas, guarda-roupas, geladeira e outros locais onde coisas são guardadas. Assim como, pode esconder itens pela casa. Esse comportamento pode ser irritante mas também perigoso para o cuidador ou familiares. Controle sua raiva, tente lembrar que esse comportamento faz parte da doença.
Em alguns casos, pode haver uma razão lógica para esse comportamento. Por exemplo, a pessoa pode estar procurando por algo específico, embora possa não ser capaz de dizer o que é. Pode procurar a chave da casa onde morou. Pode estar com fome ou entediada. Tente descobrir o que está causando o comportamento para poder ajustar sua resposta à causa.
Vasculhando — com segurança
– Você pode tomar medidas que permitam que a pessoa com Alzheimer vasculhe, porém sem descuidar da proteção de seus pertences e a segurança da pessoa. Eis algumas dicas:
– Tranque produtos perigosos ou tóxicos ou coloque-os fora da vista e do alcance da pessoa.
– Remova alimentos estragados da geladeira e da dispensa. A pessoa com Alzheimer pode procurar por comida, mas não tem discernimento ou senso de paladar para ficar longe de alimentos eventualmente estragados.
– Remova itens valiosos que possam ser perdidos ou escondidos pela pessoa, como papéis importantes, talões de cheques, cartões de crédito, joias, telefones celulares e chaves.
– As pessoas com Alzheimer muitas vezes escondem, perdem ou jogam fora a correspondência. Se este for o caso, considere instalar uma caixa de correio. Se você tem um quintal cercado e portão com chave, coloque a caixa de correio do lado de fora do portão.
– Você também pode definir um lugar especial onde a pessoa com Alzheimer possa remexer livremente ou “organizar” coisas. Pode ser uma cômoda, uma sacola com objetos ou uma cesta de roupas para dobrar ou desdobrar. Dê a ela uma caixa pessoal, baú ou armário para guardar objetos especiais. Mais tarde, você pode ter que lembrá-la de onde encontrar esses objetos.
Mais dicas sobre comportamento de vasculhar e esconder
Aqui estão mais algumas sugestões:
– Evite que a pessoa com Alzheimer entre em quartos não utilizados. Assim limita-se as áreas onde vasculhar e esconder coisas.
– Procure na casa os locais onde a pessoa costuma esconder as coisas. Depois de encontrar esses lugares, verifique-os com frequência se não há mais nada, sem que ela veja.
– Mantenha todas as latas de lixo cobertas ou fora do alcance. Pessoas com Alzheimer podem não se lembrar do uso da lixeira e podem remexer nela.
– Verifique as latas de lixo antes de esvaziá-los, para se certificar de que algo não tenha sido escondido lá ou jogado fora indevidamente.
Tradução do artigo ”When a Person with Alzheimer’s Rummages and Hides Things” publicado em NIA – NATIONAL INSTITUTE ON AGING. Original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site