Como tornar mais suave o dia da mudança de casa para uma pessoa com Alzheimer.
Mudar uma pessoa querida com Alzheimer para uma nova casa ou residência geriátrica é uma tarefa complexa e assustadora, por envolver sentimentos difíceis. Organizar-se com antecedência é recomendável. Veja algumas dicas para planejar esse dia.
Algumas dicas para ajudar neste planejamento.
Mudar de casa nunca é fácil para ninguém. Para uma pessoa com demência de Alzheimer ou em qualquer outro processo demencial, alterar a rotina e mudar para um ambiente desconhecido pode ser especialmente estressante.
Se você está trazendo alguém com demência para residir em sua casa ou levando para uma residência geriátrica, procure fazê-lo do jeito mais suave possível.
Mudança para sua casa
Se a pessoa com demência vai se mudar para sua casa, discuta com os outros membros da família como irão lidar com as despesas, bem como com a organização de tempo e da divisão de tarefas e cuidados. Esteja preparado para fazer alterações em sua rotina, para prestar atendimento e para levá-la às consultas médicas. Também é importante pensar em reestruturação ambiental para poder oferecer maior segurança para ela.
Mudança para residência geriátrica
Mas se a pessoa com demência for se mudar para uma residência geriátrica, converse com a equipe da casa sobre a história pregressa da pessoa, hobbies, interesses e quaisquer necessidades especiais (“Retrato de Vida”). Forneça o histórico médico e de saúde mental da pessoa, incluindo uma lista detalhada de medicamentos.
Adicione toques familiares
Antes da mudança, prepare o quarto e o espaço que serão ocupados pela pessoa de modo que seja o mais familiar possível. Decore a área com a cadeira favorita ou outros bens pessoais significativos. Objetos familiares ajudam a desencadear sentimentos de conexão e pertencimento, bem como a aumentar a sensação de segurança da pessoa.
Preencha o espaço com fotos de familiares e amigos ou álbuns de fotos. Toque uma música favorita ou familiar. Música e objetos familiares trazem lembranças do passado e podem ajudar uma pessoa com demência a reviver momentos e trazer sentimentos felizes e tranquilizadores para o presente.
Chegou o dia
Nesse dia mantenha ao máximo a rotina normal da pessoa. Se puder, faça a mudança durante o melhor horário do dia para ela, seja de manhã ou à tarde. Também pode considerar pedir a amigos ou a familiares que a levem para sair durante o dia, para que você possa concluir a transferência dos objetos.
Durante todo o tempo, faça o possível para se manter de astral positivo. Procure não discutir com a pessoa sobre o porquê da mudança. Esta postura ajudará a pessoa com demência a se sentir mais segura e protegida no novo ambiente.
Se o destino for uma residência geriátrica, depois que a pessoa já estiver instalada, confie na equipe para ajudar com o mais difícil: o momento de sua partida. Em vez de fazer alarde sobre sua saída, peça à equipe que envolva a pessoa em uma atividade significativa para ela, enquanto você se afasta.
Depois da mudança
Deixar uma pessoa com demência em uma residência geriátrica pode ser difícil para você, tanto no dia da mudança quanto nas semanas e meses seguintes. Sentimentos de tristeza, perda, alívio e culpa é normal que ocorram. Certifique-se de ter alguém para apoiá-lo no dia da mudança.
Pode levar algum tempo para a pessoa com demência se acostumar com seu novo estilo de vida. Seja paciente. Se a pessoa foi morar em sua casa, diga a ela que você está feliz com a mudança, que agora passarão mais tempo juntos.
Se a pessoa estiver morando em uma residência geriátrica, visite-a com frequência e incentive amigos e familiares a fazerem o mesmo. Cuidado e atenção extras podem ajudar a transformar o novo lugar no novo lar.
More from my site