ALZHEIMER: Dicas para tornar as festas de fim de ano mais agradáveis.
Este ano, a pandemia do COVID-19 nos obriga, a todos, viver o Natal de um modo diferente. Vamos nos lembrar, no entanto, que este é um período do ano para viver com alegria, e mais que nunca ser compartilhado com todos os amigos e familiares.
Porém para muitas famílias afetadas pelo Alzheimer e outras demências, as festas de fim de ano podem se transformar em verdadeiro desafio.
Tente as dicas seguintes para ter dias mais fáceis e alegres para todos, inclusive os cuidadores.
Embora seja uma época de celebrações, famílias podem viver sentimentos de perda das coisas boas que costumavam fazer.
Para o cuidador
Particularmente, para o cuidador, esses dias significam um trabalho adicional. O cuidador, ao fazer a decoração de Natal, deve levar em consideração as necessidades da pessoa com demência. Também deve dar atenção aos encontros com os visitantes. Ajustando suas próprias expectativas e modificando algumas tradições, pode-se encontrar maneiras de celebrações agradáveis.
Criar um ambiente seguro e calmo
Para criar um ambiente apropriado, durante as festas, para a pessoa com demência:
- Baixe tom da decoração. Evite luzes piscando ou objetos decorativos grandes que requeiram uma mudança completa do ambiente familiar, pois podem causar confusão.
- Não deixe a segurança ao acaso. Se usar velas decorativas, quando as acender não deixe o paciente desacompanhado. Evite usar objetos decorativos frágeis ou que pareçam comestíveis, que confundam o paciente, como por exemplo, frutas artificiais. Se tiver uma árvore de Natal, prenda-a bem junto a uma parede.
- Toque músicas favoritas. Músicas conhecidas e favoritas podem ser sempre agradáveis ao paciente e ter o papel de co-cuidador. Ajuste o volume ao nível relaxante.
Adaptar as atividades
Para ajudar a pessoa com demência a apreciar as festas de Natal:
- Faça-a participar. Misturar massas, enfeitar bolos, abrir os cartões de Natal ou fazer pequenas tarefas de decoração. Sempre, focar mais na tarefa do que no resultado.
- Faça reuniões pequenas. Reúna poucas pessoas de cada vez, com a pessoa com demência, visando manter uma celebração calma.
- Evite rupturas. Planeje os encontros com visitantes, escolhendo o melhor horário do dia para a pessoa com demência. Procure, ao máximo, manter a rotina diária.
- Providencie um lugar quieto. Se você receber muitas visitas, arranje um lugar sossegado para a pessoa com demência poder ter seu momento de descanso ou para encontrar uma pessoa de cada vez.
- Planeje atividades significativas. Pode-se ler uma história de Natal, ver álbum de fotos, assistir um filme favorito ou cantar canções conhecidas.
- Faça saídas breves. Se for convidado a visitar alguém, planeje para que estas saídas sejam breves e esteja preparado para voltar mais cedo, se necessário. Assegure-se de que haja um lugar para a pessoa com demência descansar ou fazer uma pausa.
Preparar os visitantes
Para ajudar as visitas de Natal à pessoa com demência:
- Providencie uma atualização. Faça as visitas saberem, com antecedência, sobre as alterações de comportamento ou memória que tenham ocorrido desde o último encontro. Se houve uma mudança significativa na aparência, mande também uma foto recente.
- Dê dicas de comunicação. Faça sugestões de como se comunicarem com o paciente, de ouvirem pacientemente, de não criticarem os comentários repetitivos, de não corrigirem erros e de não interromperem.
- Sugira atividades. Diga antecipadamente aos visitantes quais atividades você planejou durante as visitas ou sugira a eles que tragam algo como um álbum de fotos deles.
Cuidar de si mesmo
Para tornar este período o mais agradável possível. é muito importante, o cuidador cuidar de si mesmo:
- Faça escolhas. Concentre-se nas atividades e tradições familiares que sejam importantes para você. Lembre-se de que você não tem condições de fazer tudo.
- Administre a expectativa dos outros. Estabeleça expectativas realísticas sobre como você pode contribuir nas celebrações da família.
- Deixe a família e os amigos ajudarem na arrumação, na decoração, no envio de cartões e na compra de presentes.
- Arrume tempo para você. Peça a um membro da família ou a algum amigo que o substitua por um tempo para você apreciar também o Natal sem as responsabilidades de cuidador.
Acreditar em seus próprios instintos
Simplificar as celebrações, planejar com antecedência e estabelecer limites podem ajudar a minimizar o stress para você e para a pessoa com demência.
Publicado por: Mayo Clinic Staff
Texto original disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/caregivers/in-depth/alzheimers/art-20047715
Traduzido pela Equipe 3i+
More from my site