Alzheimer ou mero esquecimento normal?
Você já entrou no quarto para pegar alguma coisa e esqueceu o que foi pegar? Muitas pessoas têm receio de que isso possa ser um sinal da doença de Alzheimer . Na maioria dos casos, esses episódios de esquecimento refletem perda de memória normal relacionada à idade ou decorrente de problemas de sono ou estresse. Mas quando, você não consegue se lembrar do que foi buscar no quarto e mesmo de ter entrado no quarto, então o início do Alzheimer pode ser uma possibilidade real.
Estudos sugerem que quanto mais cedo uma pessoa com doença de Alzheimer for tratada com medicamentos, maior a probabilidade de o remédio ser eficaz em retardar a progressão da doença. Seja por negação, medo ou apenas desconhecimento, os sinais de Alzheimer são muitas vezes “atribuídos ao envelhecimento”, e o diagnóstico só é feito tardiamente.
Então, quais são algumas diferenças entre o esquecimento normal do envelhecimento e a doença de Alzheimer?
1. Recuperando Memórias
Na perda de memória normal relacionada à idade, você pode ter problemas para recuperar memórias de armazenamento de longo prazo. Isso leva a problemas para acessar informações, como lembrar nomes. Mas esses problemas podem ser resolvidos com auxílio de dicas e do contexto.
2. Atenção e Concentração
Na perda de memória normal relacionada à idade, você pode ter atenção e concentração diminuídos, mas o vocabulário e a compreensão das relações entre as coisas geralmente não mudam com o envelhecimento.
3. Memória recente
Na doença de Alzheimer, há um problema precoce e profundo com a memória recente que nem mesmo as pistas e o contexto ajudam. Então, se pedirmos para você se lembrar de três palavras, sendo uma delas maçã, e perguntarmos três minutos depois quais eram as três palavras, você pode não se lembrar de maçã mesmo se dissermos: “Uma era o nome de uma fruta”. No envelhecimento normal, é provável que você se lembre da palavra depois que a dica é fornecida.
4. Memória cronológica e de origem
Se você tem a doença de Alzheimer, pode não se lembrar da ordem das coisas (memória cronológica) ou de quem disse o quê (memória de origem). Você pode ter problemas para encontrar palavras comuns (como relógio ou caneta) e pode nem se lembrar de que conversas ou eventos ocorreram.
5. Repetitividade e intrusões
Outros sinais preocupantes incluem ser repetitivo (e não apenas para enfatizar) e não perceber que você tem um problema de memória. Pode haver intrusões em sua memória na doença de Alzheimer. Por exemplo, se eu pedir para você desenhar um cubo, em alguns minutos você pode pensar que eu pedi para você se lembrar da palavra “cubo”.
Resumo das diferenças
Envelhecimento normal
– Pistas e contexto ajudam a memória
– O vocabulário e a compreensão do relacionamento permanecem intactos
– Capaz de lembrar a ordem das coisas e quem disse o quê
– Ciente de que existe um problema de memória
– Funções cognitivas permanecem boas apesar de esquecimento
– Ocasionalmente tomando decisões não muito boas
– Esquecer de fazer um pagamento mensal
– Ficar em dúvida sobre que dia é hoje, mas ser capaz de lembrá-lo mais tarde
– Dificuldade com tarefas mais novas ou menos familiares, como as configurações de um equipamento novo
– Problemas para encontrar um lugar ao dirigir
Doença de Alzheimer
– A memória recente é ruim; as dicas e o contexto não ajudam
– Não conseguir lembrar a ordem das coisas e quem disse o quê
– A repetitividade torna-se óbvia; ocorrem invasões de memória
– Não perceber que está tendo um problema de memória
– O funcionamento do dia a dia diminui junto com a memória
– Frequentemente demonstrando falha de julgamento e na tomada de decisão
– Não ser capaz de lidar com o pagamento de contas regularmente
– Frequentemente ficar desorientado no tempo e no espaço
– Dificuldade com tarefas familiares, como fazer café todos os dias
– Perder-se no caminho para casa depois do trabalho diário
Quando consultar o profissional de saúde
Se os problemas de memória se parecerem mais com os listados acima para a doença de Alzheimer, é hora de conversar com seu médico. Da mesma forma, quando os problemas envolverem comportamentos perigosos (como sair de casa ou deixar o fogão ligado), mudanças significativas de humor e perdas em habilidades como vestir-se e fazer a higiene pessoal , é hora de procurar ajuda profissional. Mesmo que os problemas de memória sejam pequenos, a melhor coisa a fazer é buscar a confirmação de seu médico.
Tradução do artigo: “5 Differences Between Normal Forgetfulness and Alzheimer’s” publicado por Andrew Rosenzweig, MD em VERYWELL HEALTH. Original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site