10 PASSATEMPOS E ATIVIDADES PARA AJUDAR EM ALZHEIMER

Atividades e passatempos que podem ajudar

Estima-se que a cada ano são conhecidos 10 milhões de novos casos de Alzheimer.

Se o seu ente querido é um deles, você pode estar se perguntando o que pode fazer para ajudar.

Pesquisas sugerem que há muitas coisas que se pode fazer para ajudar um idoso com esta doença. Há atividades diferentes podem ajudar seu ente querido a manter suas habilidades cognitivas.

Considere alguns desses dez passatempos e atividades para pacientes de Alzheimer. Eles podem ajudar seu ente querido a lidar com os desafios de viver com Alzheimer.

1. O exercício é uma das melhores atividades para pacientes com Alzheimer

Se o idoso puder, ajude-o a fazer algum exercício diário. Estudos mostram que o exercício aeróbico pode retardar o progresso da doença.

O exercício aeróbico inclui ciclismo e natação. Também pode ser tão simples quanto fazer uma caminhada. Certifique-se de ajustar o nível de atividade para o que o idoso pode suportar.

2. Quebra-cabeças e jogos podem ajudar a manter a mente afiada

A demência e a doença de Alzheimer são caracterizadas por um declínio da função cognitiva. Idosos com a doença podem ter problemas para se lembrar das pessoas. Podem não saber o que aconteceu ontem.

Com o tempo, eles podem ser menos participativos em atividades que gostavam de fazer. Podem se retirar das conversas porque se sentem sobrecarregados.

Atividades que exigem foco e resolução de problemas, como quebra-cabeças, podem retardar esse declínio. Quebra-cabeças e palavras cruzadas envolvem as habilidades de pensamento crítico dos idosos.

Jogos de memória podem ser particularmente úteis. Eles mantêm o idoso usando suas habilidades de memória.

Os jogos também podem ser uma ótima maneira de socializar. A interação social ajuda a manter as habilidades de conversação afiadas e evita a depressão.

3. Ler um livro ou jornal

A leitura é outra atividade mentalmente estimulante que a maioria dos idosos pode realizar. Dependendo do estágio da doença, um paciente de Alzheimer pode não se lembrar ou entender tudo o que lê. Perguntar sobre o que leem pode ajudar, mas o ato de ler em si é útil.

Ler jornais pode ajudar os pacientes de Alzheimer a se conectarem com sua comunidade. Ler livros permite que eles usem mais a imaginação.

4. A música é terapêutica para muitos pacientes com Alzheimer

Muito tem sido escrito sobre como a música é benéfica para as pessoas com Alzheimer. Assim como ler ou jogar, envolver-se com a música é uma atividade estimulante.

O idoso pode gostar de tocar um instrumento ou cantar suas músicas favoritas. Isso também fornece uma saída criativa e emocional para os pacientes. Músicas antigas podem até permitir que os pacientes compartilhem memórias relacionadas à música.

Fazer música também pode ser uma atividade social. Descubra se existem programas de música sênior oferecidos em sua área.

5. Incentivar o tricô como passatempo

Muitos cuidadores acreditam que idosos com Alzheimer precisam abandonar passatempos como tricotar ou pintar. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Esses tipos de passatempos podem fornecer estímulo para o idoso. Atividades como tricô exigem muita habilidade e concentração. A pintura e outras atividades artísticas permitem a auto expressão.

Certifique-se sempre de que as ferramentas e atividades fornecidas são apropriadas para o paciente. Por exemplo, agulhas de tricô podem ser afiadas demais. Agulhas pesadas podem causar dores se o idoso tiver artrite.

6. Criatividade na cozinha

A cozinha é um local de encontro para a família, e muitas tradições familiares giram em torno da comida. Seja assando biscoitos ou fazendo uma refeição juntos, não há motivo para o idoso não participar.

Novamente, você deve certificar-se de que a atividade é apropriada para as habilidades do idoso. Atribua-lhes tarefas como misturar ou decorar biscoitos. Forneça ajuda com medições ou tarefas como cortar legumes.

O idoso terá uma sensação de realização quando ajudar a fazer um doce delicioso ou uma refeição para a família.

7. Artes e ofícios simples são divertidos e estimulantes

Boas atividades para pacientes com demência também incluem artes e ofícios. Você não precisa fazer nada muito complicado. Na verdade, mais simples é melhor na maioria dos casos.

O artesanato proporciona uma sensação de realização, além de desafiar as pessoas a resolver problemas. Ele também coloca suas habilidades criativas em exibição. Finalmente, o artesanato pode permitir que o idoso se expresse de uma maneira única e divertida.

8. As tarefas domésticas podem dar uma sensação de realização

Você pode pensar que as tarefas domésticas, como dobrar a roupa, são tediosas, mas para os pacientes de Alzheimer, elas são recompensadoras.

Essas tarefas simples permitem que o idoso o ajude; mesmo as mais simples, fazem-no se sentirem úteis e importantes. Completar a tarefa pode dar uma sensação de realização também.

Se puder, tente realizar as tarefas juntos. Certifique-se de que as tarefas que você atribui ao idoso sejam apropriadas para ele.

9. Assistir TV ou vídeos

Muitas pessoas pensam que assistir TV ou um filme é uma atividade mecânica em que o idoso não precisa prestar atenção ou pensar muito.

Para um paciente de Alzheimer, assistir TV, um filme ou um vídeo com temas de seu interesse pode ser exatamente o oposto. Pois precisarão prestar muita atenção para seguir a narrativa. Também pode querer se envolver fazendo perguntas.

10. Conectar-se à Natureza

Se o idoso gostava de cultivar plantas, não há razão para ele parar de cuidar do jardim. Jardinagem e outras atividades ao ar livre para pacientes com Alzheimer trazem muitos benefícios.

A jardinagem é apenas uma maneira de se conectar com o ar livre. Se não for a xícara de chá do idoso, há outras coisas que você pode fazer para se conectar à natureza, como caminhadas no parque.

Estar na natureza também é bom para você, portanto, participar dessas atividades pode ajudar você e também o idoso.


Leia também artigos relacionados:

“Como a ciência explica de nunca esquecemos de algumas músicas.”

“A música traz de um homem de volta à vida.”


POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.



Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)       Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |     Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *