Idosos com Alzheimer: 3 formas de criar momentos alegres de conversas

idosos com alzheimer3 formas de criar momentos alegres de conversas com idosos com Alzheimer

Tom e Karen Brenner, gerontologistas e pesquisadores voltados para mudança de cultura no campo do envelhecimento dão conselhos de como criar motivações para estabelecer conexão e incentivar conversas alegres com idosos com Alzheimer.

Eles ajudam idosos com Alzheimer, seus familiares e cuidadores a lidarem com as condições desafiadoras inerentes à doença, usando técnicas inicialmente desenvolvidas por Maria Montessori. Transformaram as experiências em um livro positivo (veja ref. no final do artigo) e inspirador que valoriza as pessoas com Alzheimer sugerindo métodos e estratégias para criar momentos de alegria para todos os envolvidos.

Respostas gratificantes

O sucesso deste trabalho é medido através de um simples e fugaz sorriso, um aperto de mão ou um olhar desperto e atencioso. Estas dicas ajudam cuidadores e familiares a celebrarem  cada sinal de reconhecimento, cada gesto de conexão, cada risada e cada sorriso.

Aí vão as 03 dicas para idosos com Alzheimer

  1. Coisas da natureza

Todos nós temos sempre alguma afinidade com a natureza, tanto vivendo em grandes cidades, vilas, praia ou no campo. Gostamos de sentir o cheiro das flores, apreciar o verde das árvores, sentir nas mãos o contato das folhas ou ouvir o som das ondas do mar colocando conchas nos ouvidos.

Colocar alguma coisa do mundo natural nas mãos de idosos com Alzheimer pode ser um gesto simples mas um poderoso meio de conectá-la com o mundo de novo.  Pode-se experimentar belas conversas sobre jardins simplesmente fazendo a pessoa segurar uma flor ou um maço de ervas nas mãos.

  1. Objetos relacionados a áreas de interesse

Cada um de nós temos guardados como tesouros para sempre em nossa memória, momentos muito especiais vividos, mesmo sendo idosos com Alzheimer. Estes momentos especiais de nossas vidas podem não estar necessariamente associados à nossa ocupação principal mas estar em outras áreas de interesse  como hobbies, esporte, musica, etc.

Tomemos como exemplo, um homem que foi encanador em sua vida economicamente ativa, mas tinha paixão pelo futebol. Sabendo disso, podemos fazê-lo segurar uma bola ou uma chuteira ou uma camisa do seu time favorito. Manusear estes objetos, ou simplesmente tocá-los, fará aflorar lembranças de momentos felizes, de jogos que assistiu, de amigos com quem dividiu as alegrias, de jogadores famosos da época e outros.

Idosos com Alzheimer têm grande dificuldade de iniciar uma conversação ou tomar a iniciativa de se comunicar com outras pessoas. Elas não conseguem se lembrar de como começar uma conversa, eles não sabem mais como abrir um diálogo. Mas dando-lhes objetos significativos para segurar, seja da natureza ou relacionados com coisas vividas, criamos a oportunidade para um ponto de partida para uma conversa e uma forma de estabelecer uma conexão.

  1. A terceira técnica é envolver o paciente com música

O cuidador talvez possa cantar ou tocar um CD de alguma canção favorita do paciente. Vai se surpreender ao perceber que o paciente, ainda que já tenha alguma dificuldade de falar, vai lembrar as letras da música e cantar com satisfação. Pode também dar-lhe um instrumento musical que ele tenha tocado. Há alguma coisa mágica na forma como a música consegue desbloquear a névoa da demência.

Em resumo

A técnica consiste em descobrir objetos que tenham algum significado para idosos com demência, que evoquem algum momento ou atividade prazerosa realizada. Estes fugazes momentos de resgate de sensações vividas são proveitosos gatilhos para disparar uma conversação sobre pessoas, coisas, lugares e eventos que certamente trarão de volta a alegria de momentos felizes.

Nome do livro: You Say Goodbye and We Say Hello: The Montessori Method for Positive Dementia Care.

Artigo original de Tom and Karen Brenner publicado em Alzheimer’s Reading Room

Tradução e adaptação livre: T. Mizutani

********************************************************************************************

Equipe 3iMelhor

É importante para nós que o conteúdo seja útil. Se gostou do que publicamos, deixe o seu comentário abaixo ou relate suas experiências. Quanto mais trocamos ideias mais conseguimos ajudar pessoas a viver melhor.

Obrigado.

*********************************************************************************************

Artigos relacionados: 

Como alegrar pacientes d Alzheimer com suas lembranças?

10 coisas que o idoso com Alzheimer gostaria de lhe falar, se poudesse.

– 50 conselhos para viver feliz na terceira idade

Cães são ótima companhia para idosos

13 dicas para famílias que têm uma pessoa na melhor idade em casa

Como criar um plano de atividades para paciente com Alzheimer?

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  1. 3 thoughts on “Idosos com Alzheimer: 3 formas de criar momentos alegres de conversas

    Gostei muito deste texto. Boas dicas, concordo com a técnica. Tenho uma cliente que o computador é o gatilho para estas lembranças e temos ótimos diálogos a partir disso.

  2. Pingback: Formas para interagir com uma pessoa com DA | Grupo Memória Ativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *