Consolar, animar, confortar, acalmar é o caminho.
Há muitos momentos difíceis de lidar com o Alzheimer, que podem ser aliviados com atitudes que transmitam segurança, conforto, amparo, consolo, ânimo e calma.
Um aperto de mão, um abraço…
Quanto tempo você tem dedicado a oferecer e transmitir a sensação de segurança ao seu paciente de Alzheimer? Talvez não muito. Mas experimente e veja os resultados positivos de um simples aperto de mão ou um abraço.
Devido à deterioração das funções cerebrais, os pacientes de Alzheimer e demências tornam-se facilmente confusos e frustrados por qualquer contrariedade.
Idoso com Alzheimer sente-se inseguro e confuso
Insegurança, confusão e frustração podem levá-lo a reações de raiva e às vezes de medo. E estas sensações ocorrem, muitas vezes, apenas porque que quebraram um objeto ou aparelho e então ficam frustrados e confusos por não conseguir fazê-los funcionar corretamente. Na verdade, um aparelho pode não estar funcionando por erro de operação, por exemplo, apenas por estarem pressionando botão errado no controle remoto da TV, por exemplo.
A fim de assegurar que o idoso não se sinta “ameaçado” a melhor prática é transmitir sinais constantes e diários de segurança, assegurar conforto emocional, calma e bom humor, repetindo que tudo está bem e você estará sempre a lado (em outras palavras, garantir que cuidará dela).
Quantas vezes já ocorreu um idoso com Alzheimer reclamar que roubaram sua bolsa e ficar irritado? Você pode sair à procura da bolsa e passar-lhe um sermão por estar “inventando” uma situação ou então, ao contrário, agir positivamente, assegurando calmamente que “vamos encontrá-la” e com isso baixando a ansiedade do paciente.
Em resumo
A maneira como você lida com situações de estresse, ansiedade e raiva, define bem seu método de relacionamento com a pessoa com demência. Assegurando continuamente que você está ali ao lado para ajudar, pode conseguir fazê-la mais cooperativa, amável e gentil, evitando comportamentos complicados de difícil controle, demonstrações de raiva,confusão e tristeza.
Artigos relacionados:
– 16-coisas-de-que-gostaria-se-eu-ficar-com-demencia
– 10 coisas que o idoso com Alzheimer gostaria de lhe falar, se pudesse.
– 50 conselhos para viver feliz na terceira idade
More from my site