ALZHEIMER: Dicas para tornar as festas de fim de ano mais agradáveis.
A pandemia do COVID-19 nos impõe, a todos, cuidados que limitam os encontros felizes de Natal e Ano Novo. Entretanto, lembremos que este é um período do ano para viver com alegria, e mais que nunca compartilhar bons momentos com amigos e familiares.
Porém para muitas famílias que têm um idoso com Alzheimer ou outras demências, as festas de fim de ano podem se transformar em verdadeiro desafio e trazer à tona sentimentos de perdas das coisas boas que costumavam fazer.
Aqui vão algumas dicas que podem auxiliar nestes dias, para torná-los dias mais fáceis e alegres para todos, para o idoso com Alzheimer e, principalmente para o cuidador.
Para o cuidador
Particularmente, para o cuidador, esses dias significam uma sobrecarga adicional de preocupação.
Então, ao fazer a decoração e os preparativos para o Natal, deve levar em consideração as necessidades do idoso com Alzheimer. Também deve dar atenção aos encontros que esta pessoa terá com os visitantes e ajustar suas próprias expectativas modificando algumas tradições (coisas que não podem mais ser feitas como antigamente) e buscando encontrar maneiras de criar celebrações agradáveis.
Criar um ambiente seguro e calmo
Primeiramente, deve-se procurar montar um ambiente apropriado para o idoso com demência:
- Baixe o tom da decoração. Evite luzes piscando ou objetos decorativos grandes que requeiram uma mudança completa do ambiente familiar, pois podem causar confusão.
- Não deixe a segurança ao acaso. Se usar velas decorativas, quando as acender não deixe o idoso desacompanhado. Evite usar objetos decorativos frágeis ou que pareçam comestíveis, que gerem confusão, como por exemplo, frutas artificiais. Se fizer uma árvore de Natal, prenda-a bem junto a uma parede.
- Toque músicas favoritas. Músicas conhecidas e favoritas podem ser sempre agradáveis e evocar lembranças alegres ao idoso, pois é conhecido o papel terapêutico da música. Então, coloca para ele ouvir um sucesso antigo dos bons tempos (dele). Não esqueça de ajustar o volume do som ao nível relaxante.
Adaptar as atividades
Para ajudar o idoso com Alzheimer a se alegrar com as festas de Natal:
- Faça-o participar. Misturar massas, enfeitar bolos, abrir os cartões de Natal ou fazer pequenas tarefas de decoração. Ao pedir ao idoso que faça alguma tarefa, lembre-se sempre de focar mais na tarefa do que no resultado.
- Faça reuniões pequenas. Reúna poucas pessoas de cada vez, visando manter uma celebração calma.
- Evite rupturas. Planeje os encontros com visitantes, escolhendo o melhor horário do dia para o idoso. Procure fazê-lo sempre mantendo, o máximo possível, a rotina diária.
- Providencie um lugar quieto. Nos momentos que a casa ficar cheia de visitas, arranje um lugar sossegado quer seja para o idoso descansar ou onde ele possa encontrar-se com uma pessoa de cada vez, e conversar.
- Planeje atividades significativas. Pode-se ler uma história de Natal, ver álbum de fotos, assistir a um filme favorito ou cantar canções conhecidas.
- Faça saídas breves. Se for convidado a visitar alguém, planeje para que estas saídas sejam breves e esteja preparado para voltar mais cedo, se necessário. Assegure-se de que haja um lugar para o idoso descansar ou fazer uma pausa.
Preparar os visitantes
Para ajudar as visitas de Natal:
- Providencie uma atualização. Faça as visitas saberem, com antecedência, sobre as alterações de comportamento ou memória que tenham ocorrido desde o último encontro. Se houve uma mudança significativa na aparência, mande também uma foto recente.
- Dê dicas de comunicação. Faça sugestões de como se comunicar, de ouvirem pacientemente, de não criticarem os comentários repetitivos, de não corrigirem erros e de não interromperem.
- Sugira atividades. Diga antecipadamente aos visitantes quais atividades você planejou durante as visitas ou sugira a eles que tragam algo como um álbum de fotos deles.
Cuidador: Cuide também de si mesmo
Para tornar este período o mais agradável possível. é muito importante, o cuidador cuidar de si mesmo:
- Faça escolhas. Concentre-se nas atividades e tradições familiares que sejam importantes para você. Lembre-se de que você não tem condições de fazer tudo.
- Administre a expectativa dos outros. Estabeleça expectativas realistas sobre como você pode contribuir nas celebrações da família.
- Deixe os demais membros da família e os amigos ajudarem na arrumação, na decoração, no envio de cartões e na compra de presentes.
- Arrume tempo para você. Peça a um membro da família ou a algum amigo que o substitua por um tempo para você também “viver” o Natal sem as responsabilidades de cuidador.
Acredite em seus próprios instintos
Simplificar as celebrações, planejar com antecedência e estabelecer limites podem ajudar a minimizar o estresse para você, cuidador, e para o idoso.
Equipe 3iMelhor: É importante para nós que o conteúdo seja útil. Se gostou do que publicamos, deixe o seu comentário abaixo ou relate suas experiências. Quanto mais trocamos ideias, mais conseguimos ajudar pessoas a viver melhor. Obrigado.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
More from my site