ALZHEIMER: 10 MANDAMENTOS DO CUIDADOR

mandamentos do cuidador

10 Mandamentos do cuidador de pacientes com Alzheimer.

Seguem mandamentos do cuidador, que o paciente de Alzheimer gostaria de lhe pedir.

  1. Eu ainda sou … Posso ter esquecido partes de minha vida mas nunca me esqueço de que sou uma pessoa que merece ser tratada com dignidade. Minhas lembranças podem ter ido mas minha personalidade permanece a mesma.

  1. Trate-me como um adulto. Meu comportamento pode, às vezes, ser infantil, mas NUNCA me trate como criança. Não fale em linguagem de bebê.
  2. Venha para meu mundo. Posso não me lembrar do que aconteceu há 5 minutos, mas posso me lembrar de coisas de 50 anos atrás. Por favor não discuta comigo, eu não entendo porque você está tão irritado e isto me faz sentir muito mal por horas depois.
  3. Ações são melhores que palavras. Sem longas explanações, um toque gentil ou um abraço caloroso funcionam bem mais.
  4. Dê-me uma rotina diária de atividades. Uma rotina sistemática, todos os dias, mexe com as lembranças que ainda tenho e fortalece partes do cérebro que ainda funcionam. Sinto-me melhor com uma rotina programada de atividades, que ocorrem sempre na mesma hora do dia, mesmo que não me lembre delas.
  5. Dê-me natureza. Eu preciso de ar fresco e luz do sol. Deixe-me sair um pouco todos os dias, mesmo que seja apenas na varanda ou no pátio ou ainda perto de uma janela ampla, para que eu possa ver o que está lá fora.
  6. Dê-me atividades prazerosas. Eu posso esquecer que você me levou para almoçar fora, mas a sensação de prazer e as emoções que vêm daquela experiência persistem após o evento.
  7. Dê-me interações sociais. Posso não saber lidar com longos encontros mas posso visitar algumas pessoas. Novamente, posso esquecer que meus netos vieram me visitar, mas a sensação de prazer e as emoções da visita perduram por bom tempo depois.
  8. Mantenha-me seguro. Isso quer dizer, dê-me liberdade de me mover dentro de casa, porém, tanto quanto possível, prevenindo situações de quedas ou ferimentos. Seja criativo. Por exemplo, se houver uma porta por onde eu não deva passar, pendure sobre ela, uma foto de uma estante de livros.
  9. Mantenha-me saudável. Ajude-me a comer alimentos bons, que me mantenham tão saudável quanto possível e também ajude-me a evitar infecções.

****************************

Autora:  Dra. Rita Jablonski, PhD, especialista internacionalmente reconhecida em comportamentos em demência; Professora na Universidade de Alabama, em Birmingham.

Publicado em: Alzheimer’s Reading Room

Tradução livre: Equipe 3i+

 

email
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *