O que você precisa saber sobre fraldas geriátricas.
Em algum estágio na vida do idoso, acometido ou não, por alguma demência, ao atingir um estado de alguma dependência em suas atividades diárias, pode tornar-se necessário o uso de fraldas geriátricas. Isto dará ao idoso boas condições de higiene, importante na manutenção de boa saúde.
As fraldas geriátricas, diferente das infantis, deverão ter maior quantidade de material absorvente, dado ao maior volume de urina e fezes que são eliminados. Existem diferentes modelos, tipos e tamanhos, em função das necessidades funcionais relativas ao grau de incontinência que pode ser leve, moderado ou pesado.
Na escolha do modelo adequado, deve-se levar em conta ainda o grau de dependência do idoso em consequência de restrições motoras, déficits cognitivos e demências bem como, se a incontinência urinária ou intestinal é episódica ou habitual.
Considerando que na maioria dos casos, a frequência de troca de fraldas não é definida, ela é feita quando da ocorrência da eliminação urinária e/ou intestinal. É recomendável que a cada troca sejam utilizados produtos complementares como pomadas hidratantes, absorventes e sabonetes líquidos para a limpeza da região perineal, a fim de se evitar lesões cutâneas, assaduras e outras irritações da pele.
Como convencer o idoso a usar fraldas
O uso da fralda pode trazer ao idoso algum constrangimento, sensação de perda de mais uma capacidade e por isso pode haver alguma resistência.
Entretanto o uso constante, o hábito e o conforto para eliminação urinária ou intestinal, de forma independente, sem estar solicitando auxílio ao cuidador ou familiar, vai acabar com qualquer estranhamento ou preconceito ao uso da fralda.
Cuidados importantes
Com o envelhecimento, a pele dos idosos torna-se frágil e ressecada, merecendo cuidados especiais. Recomenda-se fazer aplicações de cremes hidratantes e produtos para limpeza e manutenção da pele com movimentos suaves e o mínimo de atrito e fricção. No caso de sabonetes prefira os neutros para evitar o surgimento de irritações na pele.
Modelos
Há vários modelos disponíveis no mercado, mas é importante é que se procure usar fraldas geriátricas com tecido e algodão em espessura e tamanho adequado (evitar fraldas feitas somente de plástico) e com aplicação de boa quantidade de gel. O plástico tende a provocar irritações cutâneas e aquecimento.
Os modelos devem variar ainda segundo o grau de independência do idoso. Assim os que ainda conseguem ter um certo grau de independência, precisam de fraldas do topo para uso por baixo da roupa; já não sendo o caso dos acamados. As marcas disponíveis no mercado preveem diferentes modelos, de acordo com as diferentes necessidades.
Obs. Foram consideradas algumas marcas disponíveis no mercado.
Na aquisição das fraldas geriátricas procure observar algumas características importantes:
- tem barreiras laterais que impedem vazamentos
- são hipoalérgicas
- tem formato anatômico
- vem com produtos hidratantes
- tem produtos que neutralizam os odores, retendo-os por horas
- possuem poder de absorção suficiente (algumas vão até 12 horas. porém são volumosas)
- para uso por baixo da roupa devem ser discretas, menos volumosas
Figura ilustrativa da estrutura de uma fralda
A marca Tena, que é um dos líderes nacionais, possui modelos diferenciados para homens e mulheres. Diferencia produtos para uso diário em pessoas ativas, mas também oferta produtos para necessidades especiais de pessoas acamadas. Você pode solicitar uma amostra grátis. Clique aqui e entre no site.
A marca Plenitud, uma das mais conhecidas no mercado, tem uma divisão em Fraldas para Adultos e Roupa Íntima para Adultos Ativos. Esta última indicada para pessoas que tem problema de incontinência urinária, mas executam atividades diárias normalmente. Clique aqui e entre no site.
A marca BigFral é uma marca que aparece bastante nas prateleiras. Procura diferenciação no mercado através do preço mais acessível. Em seu website possui também um tutorial que vai lhe ajudar a decidir qual o melhor modelo. Este fabricante oferece uma calculadora de gastos mensais. Clique aqui e entre no site.
Fraldas Geriátricas e Farmácia Popular
Programa do Ministério da Saúde que tem objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Oferece um preço reduzido para uma lista de medicamentos. Existe uma rede própria de Farmácias Populares, mas muitas redes privadas também são filiadas, o que as permite oferecer as tabelas de preço diferenciadas. Basta procurar o selo “Aqui tem Farmácia Popular”.
Como conseguir comprar?
Para que o benefício seja liberado, é preciso apresentar uma receita médica de um profissional da rede pública ou privada e o CPF o paciente no momento da compra. Maiores informações no Portal da Saúde.
É importante para nós que o conteúdo seja útil. Se gostou do que publicamos, deixe o seu comentário abaixo. Quanto mais trocamos ideias mais conseguimos ajudar pessoas a viver melhor. Obrigado.
Artigos relacionados:
– Como lidar com as constantes idas ao banheiro de idosos com Alzheimer?
– Como conseguir medicamentos excepcionais gratuitamente
– Guia para medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90%
************************************************************************
Fontes: IDMED
More from my site
2 thoughts on “Fraldas geriátricas: O que você precisa saber”
Boa noite
A minha mãe encontra-se internada numa casa de repouso, tem 96 anos, move-se em cadeira de rodas e, vai passar a usar cuecas descartáveis. Para efeitos financeiros , agradeço me informem, mesma via , qual a estimativa diária , de consumo daquelas, bem como , as que preconizam da vossa produção.
Refiro que,é hipertensa,
Atenciosamente
Ernesto Pires
2 thoughts on “Fraldas geriátricas: O que você precisa saber”
Prezado Ernesto,
Informo que não somos produtores de fraldas. Estamos citando nomes e links de produtores, que você pode acessar para conseguir fazer estimativas financeiras.
Por outro lado, a quantidade diária de consumo depende do paciente, mas consideramos ser necessário, um mínimo de 4 trocas a cada 12 horas.
Abraços.
Cida