O que fazer quando os idosos em processos demenciais se negam a tomar banho?
Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos cuidadores é fazer idosos com Alzheimer tomarem banho – se negam e, muitas vezes, ficam agressivos diante de muita insistência.
Algumas condutas que podem ajudar:
- Instale uma ROTINA – Banho todos os dias no mesmo horário (sugestão 11:00 hs da manhã), no inicio será difícil, pois para se instalar uma rotina, necessitamos aproximadamente de 01 mês, porém se ultrapassarmos este período turbulento, tudo funcionará melhor, o idoso estará condicionado e aceitará o banho como um evento normal de seu dia.
- Para combater o “não” tente fazer com que o convite (quando já estiver na porta do banheiro) pareça apenas mais uma rotina normal do dia a dia – “Hoje é terça-feira, como tomamos banho todas as terças de manhã.
- Use sempre o pronome “nós”, se inclua neste banho.
Reforços positivos
- Continue com reforços positivos, elogiando e oferecendo prêmios caso concordem. Repetindo esse procedimento insistentemente a cada banho, como parte de uma rotina perfeitamente normal, incute no paciente o hábito de tomar banho. Tem que ser praticado como muita insistência e repetição. Não se esqueça de sempre elogiar após o banho tomado.
- Tenha tudo pronto à mão (sabonete, shampoo (que não arde nos olhos), toalhas, muda de roupa, etc.) antecipadamente. A temperatura do banheiro deve ser confortável, aquecido se necessário em dias frios, e uma música suave pode ajudar. Seja incisivo e claro, dizendo “Nosso banho está pronto. Deixe-me ajudá-lo com a roupa (ou sapatos ou algo assim)”. Comece ajudando a ligar o chuveiro e conferindo a temperatura da água.
Banho sempre na mesma hora
- Se possível dê o banho na hora em que o idoso tomava, anteriormente a doença. Se ele estava acostumado,a tomar banho antes do café, este horário deve ser considerado para a instalação de sua rotina.Se está acostumado a banho de banheira deve ser respeitado, a menos que alguma recomendação ou problemas físicos não o permitam.
- Alguns idosos com demência desenvolvem medo da água, especialmente água caindo em suas cabeças. Eles podem se sentir inseguros e ameaçados.Se for o caso, use o chuveirinho manual fechando o chuveiro de cima. Assim o paciente consegue controlar e direcionar o fluxo da água para onde deseja.
- Deixe a cabeça por último, lave o corpo primeiro e incentive-o a participar do banho, tanto quanto possível. Se podem fazê-lo por si só, deixe-o fazer; isso levará mais tempo, mas é uma forma de tornar o banho agradável. Além de proporcionar ao idoso a sensação de ter feito algo. Deixe-o sentir-se participante, no limite de suas possibilidades. A mesma coisa vale para lavar a cabeça.
- Aplique o mesmo conceito para a tarefa de se enxugar, permita que ele faça tudo o que puder por si mesmo. Sempre elogie e premie pelo banho tomado, enaltecendo a limpeza, o perfume e a sensação de bem estar, por exemplo.
- Algumas pessoas precisam ser distraídas com outros assuntos para tirar o foco do banho. Por exemplo, cantar no chuveiro, dar-lhe alguma coisa colorida para segurar e olhar enquanto está no banho, como uma bola de borracha para apertar ou uma esponja em forma de animal , (descubra as preferências) de flor…
- Algumas pessoas são recatadas, reservadas, e isso pode ser o motivo de dizer “não”. Respeite sua intimidade permitindo que cubram seu corpo ou parte dele no banho. Talvez com uma toalha. Lave por baixo da mesma.
Atenção para a segurança
- Segurança vem primeiro.É preciso instalar barras de segurança adequadamente posicionadas para que o idoso possa se segurar. O piso deve ser também forrado de material antiderrapante para evitar quedas.
- Se o banho for em banheira, talvez o idoso tenha medo de entrar porque precisa passar por cima das bordas. Tente usar uma prancha de transferência. Uma placa de plástico ou madeira, larga o suficiente na beira da banheira, que permita à pessoa sentar-se com as pernas do lado de fora; depois sobre a prancha, faça-o girar e por as duas pernas dentro da banheira; já dentro da banheira, retire lentamente a prancha.
Finalmente, terminado o banho e o paciente já vestido, elogie-o. Você poderá criar um quadro visual para mostrar todos os dias em que o paciente tomou banho, vá marcando com ele, pode colocar uma estrela cada dia. Depois de algum tempo, ao constatar mês a mês, verá que isso se tornou ROTINA.
Se você gostou, comente e compartilhe para que mais pessoas possam se beneficiar destas dicas.
E se tiver outra dica ou experiência, conte-a, compartilhe, será de grande ajuda e desde já agradecemos seus comentários.
Artigo original de Carole Larkin (ThirdAge Services LLC, Dallas, TX).
Tradução livre e adaptação de T. Mizutani
Artigos relacionados:
– 10 coisas que o idoso com Alzheimer gostaria de lhe falar, se pudesse
– Como lidar com as constantes idas de idosos com Alzheimer ao banheiro?
– Dicas para prevenir perda de peso e desnutrição em idosos com Alzheimer.
– Como lidar com dificuldade de deglutição em idosos?
– Aprenda a lidar com agressividade em Alzheimer
– Quer saber mais sobre Alzheimer?
– 6 dicas para reconhecer sintomas precoces da doença de Alzheimer
– Como lidar com a síndrome do por do sol em Alzheimer
More from my site
2 thoughts on “Banho de idosos com Alzheimer: problema para o cuidador”
O. Problema do.eu pacientes é. Tirar a. Roupa para o. Banho como. Faço
2 thoughts on “Banho de idosos com Alzheimer: problema para o cuidador”
Olá Aparecida!!
Me envie mais detalhes do seu paciente, é familiar? homem ou mulher? Vc está cuidando deste paciente há quanto tempo??
No aguardo
Abraços