Atividade física na terceira idade”: 08 benefícios
(Artigo postado por Andrea Schaefer Korbes e Nayara Elmisan Zolet da Academia Cardiofit)
Desde as últimas décadas do século passado, o Brasil está passando por um declínio rápido e acentuado da fecundidade que, juntamente com a queda da mortalidade, levou o país a um processo de envelhecimento populacional e de aumento da longevidade da população. Fatores como os avanços da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população contribuíram para este fenômeno.
À medida que o tempo avança, ocorrem alterações normalmente associadas ao declínio das funções fisiológicas, como a redução da massa óssea e da massa muscular, o que aumenta consideravelmente o risco de quedas. Além disso, com as pessoas vivendo mais, aumenta também o aparecimento de doenças como hipertensão arterial, cardiopatias e diabetes, já que nosso sistema cardiovascular também sofre alterações durante o processo de envelhecimento.
A prática orientada e regular de atividades físicas contribui significativamente para atenuar essas alterações e, consequentemente, o surgimento e/ou controle das doenças. Para os idosos que apresentam hipertensão arterial, a prática regular de atividade física, em longo prazo, diminui a pressão e em alguns casos, pode fazer com que se diminua a dosagem dos medicamentos anti-hipertensivos ou até ter sua pressão arterial controlada, sem a adoção de medidas farmacológicas.
Para indivíduos diabéticos, programas de exercícios físicos têm sido relatados tão eficazes quanto estratégias farmacêuticas, para melhorar o controle da glicemia e reduzir o risco cardiovascular.
Assim, para um envelhecimento saudável, baseado na qualidade de vida, é imprescindível a adoção de hábitos de vida positivos, que abarquem uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas.
Como benefícios de um estilo de vida ativo, podem ser citados:
08 benefícios comprovadamente alcançados pela atividade física na terceira idade
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória e muscular;
- Aumento da força muscular e da resistência de forma geral;
- Auxílio no controle de peso;
- Melhora do funcionamento do aparelho digestivo;
- Diminuição da ansiedade;
- Melhora da flexibilidade, do equilíbrio e da coordenação motora;
- Controle da depressão;
- Melhora da qualidade do sono.
Com um estilo de vida ativo e saudável torna-se possível aliar a longevidade a uma vida independente e autônoma, com qualidade e capacidade para a manutenção de habilidades físicas e mentais.
Importante lembrar de consultar o médico e procurar academias especializadas onde poderá ser assistido por profissionais treinados para ministrar exercícios adequados e dosados para cada tipo de necessidade. Estes procedimentos e um acompanhamento personalizado na atividade física na terceira idade será uma garantia de bons resultados.
More from my site