Como evitar os riscos de uma desidratação no verão.
O verão está chegando, com ele os dias quentes; os riscos de desidratação podem aumentar para uma pessoa com demência. Mesmo a desidratação “leve” pode causar grandes problemas.
Como fazer uma pessoa com demência beber mais água? Confira as dicas.
Ofereça pequenos goles
Sabe como? Um gole de cada vez. Oferecer a alguém um copo enorme de água pode desencadear um “de jeito nenhum”. Portanto, uma estratégia é entregar à pessoa com demência um copo pequeno de suco ou com alguns goles de água. Faça isso a cada hora mais ou menos.
Dificuldade de coordenação
As famílias e os cuidadores costumam deixar um copo grande ou um recipiente de água por perto. Mas pessoas que vivem com demência, especialmente nos estágios moderados a graves, não estendem a mão para se servir e começar a beber. Os nervos do cérebro que coordenam atividades simples (para nós) como alcançar, segurar, levar o copo à boca e depois engolir o líquido não estão funcionando corretamente. Ou pode estar completamente desligado. Por isso é importante oferecer pequenos goles e mais vezes.
“Mas se a pessoa se recusa a tomar?”
Abordagem é tudo. Muitos de nós costumamos a explicar demais quando estamos tentando fazer com que a pessoa com demência beba. Pode ser mais eficaz simplesmente fazer contato visual, sorrir e colocar a xícara ou copo na mão da pessoa. Palavras mínimas equivalem a recusas mínimas.
Dê o exemplo. Beba junto.
Além de entregar água à pessoa, beba você mesmo a sua água. Os humanos são criaturas sociais e gostamos de comer e beber juntos. Os gestos sociais podem permanecer mesmo nas formas mais graves de demência. Aproveite essa dica. Beba a sua água enquanto a pessoa com demência bebe a dela.
Não Precisa Ser Água
A água é o ideal, mas nem todo mundo vai beber água. Águas aromatizadas (sem adição de açúcar) são boas. Você pode adicionar algumas gotas de aromatizante à água. Bebidas como chá gelado e limonada podem ser complicadas. Bebidas com cafeína fazem a pessoa a fazer xixi, o que anula todo o propósito de ingerir líquidos. Bebidas com muito açúcar não são boas… calorias desnecessárias.
Se a pessoa tiver diabetes, bebidas açucaradas farão com que ela faça mais xixi. E pode causar desidratação. Isso ocorre porque o nível de açúcar no sangue já está alto e o rim tenta “ajudar” empurrando o açúcar para fora do corpo. O rim dilui o açúcar com fluido. e sai no xixi. E aí começa um ciclo vicioso. A pessoa sente sede, bebe mais refrigerante e o rim “ajuda” empurrando o açúcar para fora do corpo na forma de xixi.
O refrigerante é bom?
Às vezes. Aqui você deve pesar os prós e os contras. Se minha tia de 85 anos SÓ beber refrigerante e ela não tiver diabetes, eu não vou ser contra. Se ela preferir refrigerante de laranja, posso trapacear diluindo sua desejada Fanta com um pouco de água com gás. Ou muitos cubos de gelo, que vão derreter e diluir o refrigerante.
Falando em cubos de gelo, procure saber como a pessoa se sente em relação a líquidos gelados. Algumas pessoas não têm problemas. Mas à medida que envelhecemos, as gengivas na boca encolhem. Isso expõe a raiz do dente ficando sensível a líquidos e alimentos gelados. Algumas pessoas não toleram líquidos gelados por causa de dentes sensíveis. Se for esse o caso, sirva líquidos frios, mas não gelados.
Picolés e picolés
Sim, a água congelada é tão boa quanto a água líquida. Preste atenção ao teor de açúcar se a pessoa tiver diabetes (ou estiver em risco de diabetes). Use picolés sem adição de açúcar. Ou faça o seu próprio. Existem moldes de picolé nas lojas. Despeje o líquido levemente aromatizado, como chá gelado descafeinado, nos moldes. Congele. E pronto!
Alimentos com bastante líquido
Outra maneira de ingerir líquido é na comida. A melancia é a primeira fruta que vem à mente. E é delicioso! Melões, tomates e uvas são outras opções. Gelatina também funciona!
Tradução livre do artigo: “How to Get a Person with Dementia to Drink More Water” publicado por Rita Jablonski em MAKE DEMENTIA YOUR BITCH. Artigo original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site TERCEIRA IDADE MELHOR acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com ALZHEIMER e outras demências. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre IDOSOS, ALZHEIMER e outras demências, aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam aos idosos.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.
More from my site