IMPORTANTE: A campanha de vacinação contra gripe será iniciada em 22/abril/2014, conforme o Ministério da Saúde. É hora pois de aderir a ela. Entretanto, podem surgir algumas dúvidas quanto à segurança e eficácia. Então, seguem informações que ajudarão você a se vacinar com segurança.
1. A vacina contra gripe é muito segura e é usada no mundo todo, sem nenhuma reação colateral. Uma estatística dos últimos 20 anos demonstra, por exemplo, que houve redução de 56% nas doenças respiratórias e redução de 53% de pneumonias.
2. Ela não causa gripe, pois é uma vacina chamada inativa e fracionada, isto é, os vírus estão mortos e replicados e portanto não se reproduzem dentro do organismo, produzindo uma resposta imunológica protetora. Com isso, a pessoa vacinada previne-se contra eventuais doenças oportunistas que atacam quando o organismo fica debilitado por uma gripe.
3. É vivamente recomendada para pessoas com 60 anos ou mais, mas na verdade qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade já pode ser vacinada contra a gripe. Alguns grupos de risco têm preferência na vacinação:
- Idosos a partir de 60 anos
- Cardiopatas
- Pessoas com problemas pulmonares
- Diabéticos
- Pessoas com AIDS
- Pacientes renais crônicos
- Gestantes a partir do 3o. mês de gravidez
- Profissionais de saúde e pessoas que mantém contatos com indivíduos de risco
Saiba mais:
4. A vacina começa a fazer efeito após 10 a 15 dias após a aplicação, período em que se formam os anticorpos e tem durabilidade da imunidade de aproximadamente 12 meses. Por isso, a melhor época para se vacinar é no final do outono.
5. A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica à vacina e deve ser adiada em pessoas com doenças ainda não diagnosticadas.
6. A vacina contra gripe não imuniza contra RESFRIADOS, pois o resfriado é causado por outros tipos de vírus e embora tenha sintomas parecidos são muito mais leves, suaves e com menor duração. A gripe, por sua vez, é causada pelo vírus da Influenza, provoca febre alta, dores no corpo, deixa a pessoa acamada e sua recuperação pode levar até uma semana ou até mesmo se complicar com uma pneumonia.
More from my site